Matéria-460865

Tomando gosto

Heriberto da Cunha chegou dando carão. Apontou coisas errados. Carão levou até o presidente Eugênio Rabelo que, num gesto de humildade, admitiu alguns equívocos. Os reclamos do treinador estão surtindo efeito. Mais uma vitória do Ceará. Mais que uma vitória, uma goleada. A maior da 18ª rodada, pois abriu três gols de diferença sobre a Ponte Preta. Na outra goleada (Gama 5 x 3 Barueri), a diferença ficou nos dois gols. Portanto, o alvinegro cearense foi quem melhor se houve, fato que faz aumentar a confiança na plena retomada. Mais importante que a vitória foi a bela apresentação. Desta vez, até ficou difícil apontar qual o melhor . Sérgio Manoel? Vavá? Arlindo Maracanã, Flávio, Leanderson? Fico com o grupo, com o conjunto, com a voluntariedade. Nada, porém, de imaginar que o time está perfeito. Nada disso. Mas há uma certeza: o Ceará está tomando gosto e crescendo na competição.

Paulistas

O Ceará tem feito a festa em cima dos times paulistas. O Vozão ganhou do Ituano (3 a 2), da Portuguesa (2 a 1), do Paulista (2 a 1), do Barueri (2 a 1) e da Ponte Preta (4 a 1). Empatou com o Marília (2 a 2). Só o São Caetano conseguiu ganhar do Ceará (3 a 2).

Pontos

Dos 25 pontos que o Ceará tem, 16 foram conquistados diante de times paulistas. Se repetir a façanha no returno, somará 32 pontos tirados de equipes de São Paulo. Creio que agora os meninos de lá ficarão mais atentos quando forem enfrentar novamente o Ceará.

Mais um

Para fechar o turno, o Ceará enfrentará mais um time paulista: o Santo André. É a 19ª rodada, que completa a primeira volta. O Santo André está na zona de rebaixamento, com 17 pontos. Vice-lanterna da competição. Há oito rodadas o Santo André não sabe o que é vitória.

Local

Pela presente situação, a única vantagem do Santo André amanhã será jogar em casa. Todas as demais circunstâncias são favoráveis ao alvinegro de Porangabuçu. O time cearense está no embalo, motivado e crescendo de produção.

O líder

Vejam como já existe motivo de preocupação para a comissão técnica do Criciúma. O time, que abrira boa pontuação sobre os concorrentes, viu a margem ficar reduzida a quatro pontos. Perdeu dois jogos seguidos (Paulista, 3 a 1) e Santa Cruz (2 a 1). Antes, já fora surpreendido pelo fraco Santo André, empatando o jogo (3 a 3). Terá entrado numa descendente?

Preocupação

A derrota para o Paulista por 1 a 0 em Jundiaí fez aumentar o sinal de alarme no Pici. Foi o oitavo insucesso consecutivo do Leão fora de casa (Ponte Preta, 2 a 0; Gama, 3 a 1; Criciúma, 2 a 0; Coritiba, 1 a 0; Vitória, 6 a 0; Barueri, 2 a 1; São Caetano, 1 a 0; Paulista, 1 a 0). Sofreu 18 gols. E marcou apenas dois gols.

Destino

Vejam só que situação: de repente o Fortaleza se viu sem seus dois principais goleiros. Getúlio rescindiu seu contrato. Tiago Cardoso sentiu dores na perna e não pôde atuar. Entrou Douglas, que, no início do ano, fora apontado como capaz de ganhar a condição de titular. Será o destino?

Esperança

O Fortaleza enfrentará sábado o Marília, vice-líder da competição e time de maior reação da Série B. Mas tem um detalhe: o Marília andou usando sapato alto em casa e perdeu para o Coritiba. O moral do grupo foi abalado.

Posição

Já agora o técnico Zetti tem uma visão mais completa das condições de carência do Fortaleza. Ele sempre teve o zelo de dizer que primeiro observaria melhor o elenco. Depois, então, cuidaria de encaminhar soluções. Ainda não pôde contar com Cocito e Daniel Sobralense.

Na telinha

Hoje, às 09 hs da noite, direto do Mirandão, no Crato, a TV Diário mostra Crato x Horizonte pela Série B cearense. Narrarei o jogo. Comentários de Sérgio Pinheiro e reportagens de Lúcio Filho. São quatro equipes na luta por duas vagas na Série A cearense em 2008: Horizonte, Crato, Boa Viagem e Guarany de Sobral.

Minha primeira missão aqui será colocar o Internacional novamente na Libertadores.
Abel Braga, ao retornar ao Internacional/RS, Técnico