Matéria-449186

Conclusões iniciais

O técnico Amauri Knevitz tem hoje para conclusões sobre o grupo disponível, antes da estréia diante do Avaí. Como ele disse que iria começar do zero, ficaram para trás episódios que conduziram o time ao desagradável momento ora vivido. Também ficam para trás a quatro derrotas consecutivas. E não poderia ser diferente. Mudança de treinador tem efeito importante. Lembro um fato com o próprio Avaí, adversário do Fortaleza amanhã. O time despencou e foi bater na lanterna. E assim estava até a chegada do técnico Alfredo Sampaio. Com este, o Avaí ganhou do Ceará e ganhou do Ipatinga. Com esses seis pontos, chegou a 10, saiu da lanterna e já pensa em deixar a zona de rebaixamento diante do Fortaleza. Técnico novo motiva, abre perspectivas. Aí, pois, um exemplo concreto. Portanto, Amauri Knevitz sabe da importância de seu papel no sacudir o grupo e buscar novos rumos. Boa sorte.

Oportunidade

Vejam bem: o meia Cléverson já ia embora do Fortaleza. Resolveu permanecer quando soube da mudança de treinador. Entendeu que isso pode lhe proporcionar a chance de que precisa para mostrar suas qualidades. Igualmente, outros atletas pensam assim.

Afirmação

Raulen fez bons jogos pelo Fortaleza. Mas é um jogador ainda em busca de afirmação do time tricolor. Ouvi elogios feitos pelo ex-técnico Paulo Bonamigo ao futebol de Raulen, fato também confirmado por Marco Aurélio. Por certo, Amauri Knevitz saberá avaliar bem o potencial do atleta para a devida e oportuna utilização.

Cartões

Vivo chamando a atenção para o prejuízo que os cartões trazem às equipes, principalmente se não houver suplentes com o padrão semelhante ao do titular. A situação é séria. A diretoria dos clubes deve agir com rigor, chamando seus jogadores à responsabilidade. Simão está fora. Cocito na mira do tribunal (agressão verbal ao Iolando Márcio, de Santa Catarina).

Só ele

Se não fosse Robinho, a Seleção Brasileira já estaria de volta da Copa América. Segundo o especialista Airton Fontenele, a Argentina, com time completo (grande estrelas como Riquelme, Veron, Messi, Tevez) é a grande favorita. Ele entende que a ausência de Kaká, Zé Roberto, Ronaldinho Gaúcho, Lúcio e Júlio César afetou muito. Eu gostaria de ver uma Canarinho só com jogadores que atuam no Brasil.

Escolhido

Heriberto da Cunha é o novo treinador do Ceará. A frase do rodapé ele disse na época em que estava no futebol pernambucano. Mas por aí se vê o que ele deseja de uma equipe. Recado ao elenco alvinegro. Heriberto quer um time de profissionais corretos e aguerridos, ou seja, um grupo que queira mesmo vestir a camisa, lutar. Está certo.

Caminho

O novo treinador do alvinegro tem no currículo a ascensão do América de Natal para a Série A deste ano. Portanto, exatamente o que pretende agora o Ceará Sporting Clube, visando à temporada 2007. A repercussão da contratação de Heriberto da Cunha foi boa. Ele terá pouco tempo para trabalhar até o jogo de terça, em Belém, diante do Remo.

Contratações

A reação da diretoria do Ceará, diante de seguidos insucessos, veio em dose dupla: o meia Sérgio Manoel e o técnico Heriberto da Cunha. O novo treinador pediu a contratação de um zagueiro, um lateral e um centroavante. Importante: Heriberto disse que conhece quase todos do time do Ceará. Terá a responsabilidade da retomada.

Produção

O zagueiro Romildo, do Ceará, sentiu que a torcida já lhe pega pelo pé. Na chegada de Ipatinga, ele viu os protestos contra suas recentes atuações. Verdade que Romildo não está bem. A defesa tem tomado gols bobos. Detalhe: não podem ser concentrados num atleta os equívocos coletivos. Mas serve de alerta a Romildo.

Recordando

A nova geração talvez não tenha ouvido falar do zagueiro Aracati, do Calouros do Ar, que atuou na década de 60. Certa feita, o Calouros ganhou do Ceará em jogo válido pelo Campeonato Cearense. No final, Aracati, cheio de moral, disse a um repórter: “Time que tem Araca não perde´. No jogo seguinte, o Calouros perdeu para o Gentilândia, que estava mal na competição. Aí, o mesmo repórter aproximou-se de Aracai e, ironizando, perguntou: “Time que tem Araca não perde?´. O velho zagueiro, não chegado às letras, respondeu: “As vez”.

"Quero, em primeiro lugar, um time de homens, um time de guerreiros".
Heriberto da Cunha, frase dita quando treinou o Sport/PE
Técnico contratado pelo Ceará