Novos atoresQualquer torcedor sabe basicamente a formação que Marco Aurélio e Marcelo Vilar irão utilizar no início do clássico de hoje. Importante não é a formação, sem mistérios ou segredos, mas a adequada formulação tática diante das circunstâncias. Embora não ainda na melhor forma, Adriano Chuva e Rinaldo formam dupla obrigatória. No clássico cearense, Rinaldo é ator antigo; Chuva, novo ator. Para Ciel, por exemplo, talvez o momento mais esperado, pois terá pela primeira vez a oportunidade de vivenciar em campo as emoções do clássico maior. Quantas vezes Ciel terá visto só das arquibancadas ou pela tv espetáculos assim? Hoje, ele será um dos novos atores. Resta saber se coadjuvante ou principal. Os grandes craques e artilheiros se notabilizam pelos bailes e gols nos times rivais. Aí estão Rinaldo, Clodoaldo, Sérgio Alves, Hélio Carrasco... Cada um tem muitas histórias para contar.
ImprescindívelPoucos, como Dude, conhecem tão bem o clássico maior. Nestes oito anos de Fortaleza, deve ter perdido a conta de quantos disputou. Quer titular, quer no banco, fundamental a presença dele. Cabe ao técnico definir o melhor momento para utilização desse atleta.
CompanheiroMárcio Carioca deve ser mesmo o companheiro de Ciel no ataque do Ceará. Isac, com quem Ciel se deu muito bem no Icasa, aguardará melhor momento. Se bem que, no Canindé, pelas circunstâncias do jogo diante da Portuguesa, Isac fez o que esteve ao seu alcance.
ContestaçãoEntra treinador, sai treinador, quer no Fortaleza, quer no Ceará, verdade é que por onde passou Mazinho Lima, não raro, é chamado a atuar na ala esquerda. Os comentaristas na grande maioria contestam. Sou mais flexível nessa observação. Já vi Mazinho fazer belas atuações como ala.
Às vezes, simNão quero dizer que seja correta a escalação de Mazinho na ala. Entretanto, em determinadas circunstâncias, não vejo razão para tanta crítica quando o técnico o utiliza assim. Aliás, vocês viram de onde Mazinho fez o lançamento que resultou no gol de Niel na vitória em São Paulo? Foi exatamente da ala esquerda, onde se encontrava.
BebinhosOs que criticam a chamada lei seca no Castelão entendem que isso apenas antecipa a ação dos papudinhos, ou seja, eles já chegam cheios de “alegria” porque beberam antes, nos bares da vida. Quando se quer criticar, sempre há um mote...
BaileSobre arbitragem, é bom lembrar que Marco Antonio Sampaio saiu-se bem melhor do que os chamados “Fifa”, vindos com fama e boa grana para apitar os jogos da fase final do Campeonato Cearense 2007. Queira Deus que Sampaio mais uma vez confirme suas qualidades mediante belo trabalho.
Dinheiro muito
O colunista José Inácio Werneck afirma que a Copa 2006 na Alemanha rendeu tanto dinheiro para a Fifa que ela transformou um déficit de 11 milhões de dólares em um superávit de 617 milhões. Ninguém espera que a Copa na África do Sul chegue perto desse êxito.
SaudadeJosé Correia (Correinha), de tantos anos de Gentilândia. Meu velho amigo de papos e esperanças de vida política melhor para os brasileiros. Correinha, de tantos anos de Detran. Deus o chamou. Missa de 7° dia, hoje, às 18h15min, na Igreja dos Remédios. Ficou a saudade.
No BrasilVolta o questionamento: não seria possível a formação de uma qualificada seleção brasileira principal, composta apenas por jogadores que atuam no Brasil? Celeiro permanente de craques, já é hora de uma revisão de conceitos, dando mais valor aos craques que aqui estão.
Mundial sub-20
Ainda bem que o técnico da seleção brasileira sub-20, Nelson Rodrigues, convocou os cearenses Amaral (Palmeiras) e Leandro Lima (São Caetano) para a disputa do Campeonato Mundial da categoria. Só falta mesmo (e talvez não tardará) a formação de uma seleção brasileira sub-20 basicamente “estrangeira”.
"O Brasil depende do Grêmio, do bravo Grêmio, para conseguir mais um título na Libertadores".
Flávio Prado (Gazeta Esportiva.net)
Colunista