Segurança
Novamente o mesmo tema. Amanhã à noite, no Castelão, Fortaleza x Ceará. Providências tomadas para conter os vândalos. Esquema especial. A Polícia Militar, na parte ostensiva, tem feito o que está ao seu alcance para conter os bandidos. Sim, bandidos, pois o verdadeiro torcedor não briga, não cria confusão e sabe protestar com respeito. É procedimento de bandido quebrar ônibus, arrebentar rosto de policiais e agredir adversário. Já está passando da hora de os sistemas de inteligência dos órgãos de segurança identificarem esses grupelhos que estão aterrorizando famílias e tirando público dos estádios. Os atos de violência registrados no Ginásio Paulo Sarasate, quando do clássico de futsal, Ceará 3 x 3 Fortaleza, revelam que os grupelhos encaram os esquema de segurança e querem desmoralizar os policiais. Pior é que, em certos momentos, estão conseguindo esse objetivo.
PrejuízosOs empresários do setor de transporte coletivo sabem muito bem, nos cofres da empresa, os prejuízos que o vândalos teimam em provocar, num duro desafio às autoridades policiais. Fico impressionado como a ousadia deles, quando enfrentam as forças de segurança.
Antecipação
Os policiais têm razão quando reprimem com rigor a ação dos bandidos. Se não usarem de toda coerção, serão “engolidos”. A falha está, creio, na falta de identificação antecipada desses grupelhos. O serviço de inteligência da PM poderia muito bem se antecipar neste mister.
Em campoDe um lado, Marcelo Vilar; do outro, Marco Aurélio. Cartas na mesa? Ainda não. Cada um faz sua experiência. Não há mistérios, mas há segredos. Situações parecidas, mas diferentes. Há jogadores que nasceram para os grandes clássicos. Estes não dependem de treinos ou experiências: são donos da bola.
Sem retranca
Na conversa de Lima Júnior com Marco Aurélio, o técnico do Fortaleza foi muito inteligente ao desfazer a idéia que seria adepto dos esquemas fechados.
E mostrou que nem sempre, ao contrário do que pensa a torcida, a escalação de três volantes significa retranca.
ConfiguraçãoEntendo o treinador do Fortaleza. Retranca seria usar três jogadores com a mesma característica do atleta Dude. Se ele usa um Simão, por exemplo, a configuração muda totalmente, pois as opções ofensivas serão concretas com Simão.
Jogo todoNão tenham dúvida: no dia em que Ígor suportar bem os 90 minutos e acréscimos, com certeza ele será titular no Fortaleza ou estará na condição de lutar em igualdade de condições com seus concorrentes. Sempre que entra, Ígor cria situações de definição, algo importante nas opções ofensivas do Leão.
NovidadesNo Ceará, a possibilidade de utilização de Erivelton e Rogerinho deixa Marcelo Vilar com novas alternativas. Mas creio que a preocupação maior do treinador é com uma melhor ligação entre a meia-cancha e o ataque. Essa ligação ficou bastante comprometida no segundo tempo do jogo com a Portuguesa. Não funcionou.
Muito bomClaro que a situação do jogo no Canindé é bem diferente das circunstâncias da partida de amanhã. Mas a produção lá serviu para análise, visando a correções por parte de Marcelo Vilar.
Copa AméricaDos convocados por Dunga, cinco já atuaram na Copa América: Juan, 2001/2004); Zé Roberto, 1997/1999; Maicon, Diego e Vagner Love, 2004. Em 31 disputas (1916 a 2004), a Seleção Brasileira já utilizou 403 jogadores na Copa América. (Dados de Airton Fontenele).
Notas & notasAbertas até o próximo dia 16 as inscrições para o 14° Circuito Nacional de Corrida do Carteiro. Serão 20 mil reais em prêmios. Contato pelo telefone 3255.7260./// De hoje a domingo, no Centro Integrado de Aeromodelismo (acesso pela Estrada do Fio) a VI Copa F3A Norte/NE. Presença do notável Luciano Tacchelli.
"Pelo menos terei um período de férias tranqüilo, o que não ocorreu no ano passado".
Rafael Sóbis, ao saber que estava fora da lista para a Copa América
Atacante do Bétis, da Espanha