Matéria-439853

Clássico

Não se fala noutra coisa senão no clássico de sexta-feira à noite. Aliás, melhor seria na quinta-feira à tarde, aproveitando feriado decorrente do santificado dia de Corpus Christi, data comemorativa criada pelo Papa Urbano V, no ano de 1240. No Debate Bola de domingo passado, o diretor de futebol do Ceará, Evandro Leitão, declarou que o favorito é o Fortaleza. E apontou como argumento a ótima campanha do Leão, atual vice-líder da Série B e campeão cearense 2007. O técnico do Fortaleza, Marco Aurélio, estava no estúdio. Quando instado a falar, logo desfez essa condição de favorito apontada pelo dirigente alvinegro. Marco Aurélio, com toda a sua experiência, cuidou logo de dizer que em clássico não há favorito. Concordo com o técnico tricolor. Realmente, o momento do Fortaleza é melhor. Os números estão aí. Mas clássico é episódio isolado: desvincula-se de todas essas coisas.

Seguro

O secretário de Esportes, Ferrúcio Feitosa, demonstrou muita segurança nos argumentos favoráveis à cidade de Fortaleza como uma das sedes da Copa do Mundo 2014. Na conversa que tive com ele, fiquei convencido dessa possibilidade. Em tudo, muita coerência.

O técnico

Agradável conversar com o técnico do Fortaleza, Marco Aurélio. É afável e sabe analisar as críticas, dando as devidas explicações. Simpático, simples, nada de esnobação. Lembrei muito do tempo em que narrei jogos nos quais ele atuou. Era ótimo jogador. Fez história na Ponte assim como Nelsinho, Jair Picerni, Dadá Maravilha, Manfrini.

Irmãos

Sobre o Fortaleza, Marco Aurélio disse de suas dificuldades na formulação de um time mais agudo, haja vista a seqüência de contusões dos atacantes principais como Adriano Chuva e Rinaldo. E até lembrou que Isaías se contundiu contra o Santa Cruz. Resta saber sua conclusão a respeito da produção do atacante Cleiton. Este, há muito, tenta superar dificuldades psicológicas em razão das excessivas cobranças da galera.

Atenção

Trabalhar a recuperação definitiva de Cleiton é fundamental para o Fortaleza. A Série B é de longa duração. Há desgastes, contusões, cartões. Cleiton poderá ser muito útil em circunstâncias assim. Não creio tenha desaprendido tudo, depois de revelar-se vocacionado para a artilharia como aconteceu no início do ano.

Sem tensões

A vitória do Ceará sobre a Portuguesa trouxe ao técnico Marcelo Vilar a retomada do ambiente de paz tão importante ao seu trabalho. Sumiu de seu semblante a preocupação que notei. E, já agora, revejo o Marcelo sereno, empolgado, certo de que alcançará o entrosamento da equipe.

Crescimento

Marcelo me disse que gradualmente os compartimentos estão se integrando. Os atletas estão se descobrindo, como no Canindé. E a tendência é o time crescer espontaneamente. Concordo com ele.

Amistoso

Hoje, em Dortmund, na Alemanha, 5° jogo Brasil x Turquia. O Brasil ganhou três e empatou um (1956, amistoso em Istambul, 1 a 0; 2002, 2 a 1 e 1 a 0 pela Copa do Mundo; 2003, em Saint-Etienne, 2 a 2, pela Copa das Confederações).

Referência

Alan Neto, o Príncipe, ao pedir mão de tinta e um toque de beleza para PV, disse que eu agradeceria tal ato. Verdade, Alan. Agradecerei mesmo. O PV limpo, coberto, continuará sendo o estádio do aconchego.

Valor

O golaço e a bela atuação de Niel na vitória do Ceará sobre a Portuguesa poderão quebrar de vez a resistência que a torcida do Ceará vinha mostrando sempre que esse atleta era escalado. Já é hora de uma revisão de conceitos. Niel (Antoniel dos Santos França) tem valor e merece o apoio de todos. Marcelo Vilar o tem apoiado.

"Jadel parece em paz com ele mesmo e com o atletismo".
Benê Turco, analisando a ótima fase de Jadel Gregório
Colunista da Gazeta Esportiva.Net