Matéria-435312

Bela vitória

Foi um jogo difícil em Maceió. Mas o Fortaleza soube superar os principais momentos de dificuldade. Vitória justa por 2 a 1, num jogo onde o CRB incomodou muito no primeiro tempo e, principalmente, nos 15 minutos finais do jogo, quando decidiu buscar do empate. O gol de Rinaldo (1 a 0), veio numa hora em que os alagoanos estavam melhor. Mas abalado mesmo o CRB ficou com o gol de César (2 a 0, Leão). O zagueiro surpresa concluiu belo cruzamento de Ígor. Todos imaginaram que o CRB estaria batido ali. Ledo engano. Ataliba cresceu de produção. O CRB mandou bola na trave. Getúlio praticou arrojadas defesas. Marcinho diminuiu para 2 a 1. O CRB foi para o tudo ou nada com Marcelinho, Wanderson e Jônatas. Leão fechou-se com Tiago Campos e Rogério. Segurou o tranco. O bombardeio alagoano esbarrou ora na trave, ora nas mãos de Vargas. Dramática vitória tricolor no final. Mas merecida.

Fase

Getúlio Vargas segue numa fase multo boa. Pelo menos em três oportunidades ele salvou o Fortaleza diante de claras situações de gol dos alagoanos. E, quando ficou batido, a trave o salvou. Goleiro precisa de sorte também. E Getúlio já provou que a tem.

O passe

Há instantes em que o passe, pela precisão e plasticidade, termina sendo mais bonito do que o próprio gol que dele resultou. Assim, o passe de calcanhar dado por Simão a Rinaldo, que este transformou no primeiro gol do Fortaleza em Maceió, dividiu o mérito entre ambos.

Calma

Cleiton não assinalou gol e foi substituído no intervalo. O modelo tático, que o mantinha mais plantado, não era bom para ele. Não recebeu sequer uma bola para conclusão. Acertou o técnico Marco Aurélio quando fez entrar Ígor, mais veloz e com maior movimentação. De Ígor nasceu o lance para o gol de César. Caberá ao Cleiton não perder a paciência.

Destaque

Que ótimo jogador o Ataliba, do CRB. Bom desempenho na meia-cancha, bateu a falta que resultou no gol de Marcinho, cabeceou uma bola na trave de Getúlio. Enfim, deu muito trabalho ao Fortaleza. Um dos destaques, sem dúvida.

Adversário

Taí o Fortaleza líder, único com 100% de aproveitamento, até com vitória fora de casa. Encara agora a Ponte Preta, que em casa ganhou do Gama (1 a 0) e, fora de casa, empatou com o Paulista (1 a 1). Começo bastante animador. Feliz estréia de Marco Aurélio, que manteve a base de Bonamigo.

Sinuca

Semana que começa para o Ceará com a necessidade de definição de dois jogadores: Aleluia e Vinícius. Dirigentes e atletas reticentes, como num jogo de espera. Sem dinheiro, não haverá como resolver a questão. Se o Vozão dispensá-los, terá de pagar alta multa rescisória; se ficar com eles, terá de arcar com altos salários.

Azar

Justo quando teria a melhor oportunidade para mostra seu talento no Ceará, Vandelei padece complicada contusão. Lamento, pois ele vem de belo trabalho no Icasa. De qualquer forma, como o certame é de longa duração, haverá tempo para total recuperação do atleta.

Espera

O Ceará tem Marcos Pimentel, Romildo, Erivelton, Ernandes, Tiago Almeida, Robson Carioca, Ciel, Barbiéri, Vanderlei (contundido), Isaac, Ricardinho e Daniel. Não é possível que daí Marcelo Vilar não consiga montar um ótimo conjunto.

América/RN

Pouco importa a desculpa de que o Santos poupou jogadores diante do América/RN. Importa, sim, a vitoria do América de Natal que impôs 3 a 2 em pleno Estádio da Vila Belmiro. Se o Santos poupou atletas para a Libertadores, o América não teve nada a ver com isso.

FIFA

Airton Fontenele lembra: a FIFA completa hoje 103 anos. Foi fundada em Paris (21.05.1904) por 7 países, França, Holanda, Espanha, Bélgica, Dinamarca, Suíça e Suécia. Tem 207 filiados. Jules Rimet a presidiu por 33 anos. Havellange, por 24. Hoje a preside J. Blatter, amigo pessoal do Alternir Mossoró, operador da Verdinha-810.

"Eu não saltei sozinho. Saltei com todos vocês, brasileiros".
Jadel Gregório, Após bater o recorde sul-americano de salto triplo, ontem, em Belém