Cautela
Alexandre Barroso, técnico do CRB, próximo adversário do Fortaleza, está coberto de razão quando prega a cautela no lugar da empolgação. O CRB ganhou do Santo André, por 3 a 1, no Estádio Bruno Daniel, interior de São Paulo. Isso colocou o time num estado de ânimo que pode levar ao equívoco de pensar que as coisas serão fáceis diante do campeão cearense, o Fortaleza. No Jornal Gazeta de Alagoas, Barroso exteriorizou seu pensamento, considerando que a produção do grupo terá de melhorar muito. Daí também a frase do rodapé de hoje. Nestes primeiros jogos é sempre muito impreciso o juízo formado com relação aos competidores. A vitória do CRB em São Paulo realmente passa a imagem de um time surpreendente, razão por que é melhor ao tricolor cearense tomar algumas precauções, embora no CRB não haja cobras. As informações indicam que a força do time está na harmonia. A conferir.
Mudança
Até que ponto a mudança de treinador influenciará na produção do Fortaleza? Quero crer que, a princípio, não haverá solução de continuidade. Mas é claro que, com o passar dos dias, o time terá de ajustar-se ao perfil do novo comandante. Questão de tempo.
Imagem
Quando Paulo Bonamigo aqui chegou, manteve a base traçada por Daniel Frasson, seu antecessor. De início, não promoveu significativas mudanças. Estudou o grupo. Só depois passou a montar o time à sua imagem e semelhança. Demorou um pouco, mas conseguiu.
Otimista
Conversei com Erivelton sobre seu novo momento no Ceará. Ele se disse feliz por voltar à terrinha, que é sua também. A água é doce. O Céu azul. O aconchego da família. Sua filha, Ana Beatriz, de dois aninhos, é linda. Tudo isso pesou na definição de seu futuro. Erivelton está otimista com relação ao Ceará. Taí profissional sério, dedicado.
Erro
Já imaginaram se Eugênio Simon tivesse cometido aqui erro tão grave quanto cometeu contra o Atlético/MG no jogo diante do Botafogo? Prefiro não pensar. Verdade é que Eugênio há muito vem cometendo erros comprometedores. Já fez arbitragens extraordinárias, mas, ultimamente, está mal, muito mal.
Expectativa
Quero ver como ficará o Ceará quando começar a utilizar Ciel, Vanderlei e Isaac, que fizeram bonito no Icasa? O trio está louco para começar Claro que tudo acontecerá no devido tempo, sem precipitações.
Advertência
De Alex C: “Contra o Atlético/GO, Fortaleza levou um gol de cobrança de escanteio que causou sua eliminação da Copa do Brasil. Contra a Lusa, o Fortaleza sofreu gol semelhantes. É preciso que o novo técnico, juntamente com a defesa, preste atenção nas bolas aéreas”.
Arbitragem
De Theyson Santana: “O Atlético/MG, eliminado da Copa do Brasil por erro de arbitragem, representou contra Simon. Tudo indica que ganhará, mas não mudará o resultado. O Ceará foi roubado no Olímpico, numa final de Copa do Brasil, e a “punição” do Godoy foi apitar a final do Brasileiro do mesmo ano. É discriminação contra o Nordeste”.
Atendidos
Hélio dos Anjos, Zetti, Paulo Bonamigo, dentre outros treinadores que passaram pelo Fortaleza, jamais poderão reclamar de alguma coisa do Leão. Tiveram tudo o que pediram. Tudo mesmo.
Ao vivo
A TV Diário mostra hoje, a partir de 19 horas, o III GP Sul-Americano Caixa/Unifor de Atletismo. Medalhistas marcam presença. Entre os brasileiros, destaque para Anselmo Gomes da Silva (110m com barreiras), Keila Costa (salto em distância) e Vicente Lenilson (100m rasos).
Explicação
Como a coluna fechou antes do término de Ceará x Criciúma, as observações sobre a partida de ontem no PV estão na página “Última Hora”, primeiro caderno do Diário do Nordeste. Cuidarei de analisar os desdobramentos da rodada, até porque a fase ainda é de avaliação das equipes que disputam a Série B nacional.
Recordando
1979. Seleção de Aracati (futsal) que enfrentou a Seleção Brasileira, campeã Sul-Americana. A partir da esquerda (em pé): Dedé Pretinho, Chico Coelho, Edmar e Luciano. (Agachados): Boca, Paulo da Zefinha, Manoel Giló, Pedro Gato e Dedé de Bita. (Do álbum de Jerônimo Monteiro, que promoverá “O Craque do Passado”, dia 27 próximo, em Aracati.
"A gente precisa ter os pés no chão. E não achar que esse time já está preparado"
Alexandre Barroso
Técnico do CRB, de Alagoas