Matéria-433011

Ótimo começo

Não poderia ter sido melhor para o futebol cearense o início de campanha na Série B do Campeonato brasileiro. Vitória em casa. Vitória fora de casa. Seis pontos em dois jogos. Nada a reclamar, pois. Tudo para elogiar. O Fortaleza ganhou bem na sexta. O Ceará conseguiu importantíssima vitória em São Paulo no sábado. Mas nada de ilusões, ou seja, de imaginar que os desafios serão menores. Ganhar dos times paulistas é sempre muito bom, pois lá como aqui eles costumam complicar e criar embaraços para o futebol cearense. Desta vez, Itu, de grande, só mesmo a fama da cidade e dos costumes. O Vozão fez a festa. já aqui, o Fortaleza desfilou seu título estadual diante da Portuguesa, que se mostrou aquém do esperado, sob o comando de Wagner Benazzi. Agora, inverte-se o papel: o Fortaleza sai para enfrentar o CRB em Maceió; o Ceará fica em casa à espera do Criciúma, amanhã.

Artilheiro

Vejam só: Rinaldo, após período de jejum, fez o gol do título estadual 2007 e ficou na artilharia ao lado de Carlos Alberto (ex-Maranguape). Já agora, logo na primeira rodada da Série B, já está na segunda colocação, com dois gols, ao lado de Túlio e Sorato.

Clodô em alta

Não o do Ceará, mas Clodoaldo, do Criciúma. Por pura coincidência ele vem aí, exatamente enfrentar o Ceará amanhã.

Clodoaldo marcou os três gols da vitória sobre o São Caetano. Clodoaldo é o nome. Defesa do Ceará deve estar atenta. Cuidado com ele.

Ruim

O futebol paulista não começou bem a Série B 2007. Dos oito representantes, só dois ganharam: a Ponte Preta, em casa, conseguiu vitória minguada (1 a 0) sobre o Gama. E o Barueri, também em casa, ganhou apertado do Remo (2 a 1).

Insucessos

No mais, a Portuguesa perdeu (Fortaleza, 3 a 1), Marília empatou (1 a 1 com Brasiliense), Paulista perdeu (Coritiba, 3 a 1), São Caetano perdeu (Criciúma, 3 a 2), Santo André perdeu em casa (CRB, 3 a 1) e o Ituano também perdeu em casa (Ceará, 3 a 2).

Garantia

A atuação de Adilson na vitória sobre o Ituano confirmou a sua excelente forma. Com grandes defesas, garantiu o triunfo alvinegro na estréia. A permanência do Ceará na Série B tem tudo a ver com Adilson que pegou pênalti nos minutos finais do dramático jogo em que se definiu a sorte alvinegra na competição de 2006. Se não fosse Adilson, o Ceará teria sido rebaixado.

Reforços

O que mais animou a torcida alvinegra foi a vitória sobre o Ituano ter acontecido antes mesmo da utilização dos reforços contratados pelo clube, ou seja, Isaac, Vanderlei, Ciel, Marcos Pimentel, Ernandes e Tiago Almeida. Creio que a vitória decorreu também da grande experiência do técnico Marcelo Vilar, que conhece muito o futebol do interior paulista.

Avaliação

Pelo menos inicialmente, a não ser por erro de avaliação, o bicho da Série B não parece tão feio quanto pintaram antes da largada. Mas ainda é preciso um pouco mais de tempo para avaliação definitiva, sem riscos de sérios enganos.

Privilégio

O novo técnico do Fortaleza terá o privilégio de comandar uma equipe que tem ótimo elenco e opções adequadas para as devidas posições. Herda de Paulo Bonamigo um time campeão e com bela estréia na “B”.

Numa boa

Tudo está ótimo para o novo treinador que vai dirigir o Fortaleza. Além do que já foi dito, é bom frisar que o tricolor está com as contas rigorosamente em dia. E, como disse o Sérgio Papelim, executando projeto em busca do título da Série B. Portanto, o novo técnico só tem a lucrar.

Homenagem

Simples, mas significativa a comemoração dos 74 anos do Ferroviário. Foi sábado, na Barra. Homenagens justas a Valdemar Caracas e Aderson Maia, além de homenagem póstuma a Agamenon da Frota Leitão. Também o reconhecimento ao trabalho da TV Diário e Diário do Nordeste. Nosso agradecimento.

"A parte mais difícil foi o começo. Depois tive a certeza de que não haveria mais problemas".
Felipe Massa
Explicando a vitória brasileira no GP de Fórmula-1 da Espanha