EstréiaO Fortaleza começa hoje sua caminhada na Série B do Campeonato Brasileiro. Longa caminhada, diga-se. A competição começa hoje, 11 de maio, e só terminará no dia 24 de novembro. Portanto, terá seis meses e treze dias de duração. Ao todo, 38 rodadas numa disputa por pontos corridos, ida e volta. O Leão começa em casa, diante da Portuguesa, e concluirá seu trabalho fora de casa, em Marília, São Paulo. O sistema de pontos corridos dificilmente permite surpresas como no modelo mata-mata da Copa do Brasil. A recuperação de tropeços é plenamente viável. E o critério de desempate no final do certame é o mesmo: 1º) maior número de vitórias; 2º) maior saldo de gols; 3º) maior número de gols pró; 4º) confronto direto (quando o empate ocorrer apenas entre dois clubes); 5°) menor número de cartões vermelhos recebidos; 6°) menor número de cartões amarelos recebidos; 7º) sorteio.
VitóriasPelo regulamento, importante os itens de desempate. Estes têm definido posições nos últimos certames. E não se pode perder de vista tais disposições regulamentares. Até mesmo um menor número de cartões recebidos poderá garantir vaga na Série A 2008. Logo...
ArtilheiroNo certame local, Cleiton teve momentos de acerto, quando ganhou a torcida do Fortaleza, mas depois experimentou situação difícil, quando os gols escassearam e ele perdeu a posição de titular. Agora, terá a chance de disputar a Série B. Será a vitrine maior de Cleiton até aqui.
FinançasPoucos times no Brasil iniciam a campanha no certame nacional tendo as finanças em dia. Privilégio que o Fortaleza apresenta. Nesta parte, graças sejam dadas ao ex-presidente Ribamar Bezerra, que cuidou de deixar tudo em ordem e em dia no Pici.
ApoioBonito gesto dos jogadores do Ceará em apoio ao ala Maurício. Digo com sinceridade: acho injusta a posição contrária ao Maurício. Ele pode até não ter brilhado como a torcida esperava, mas não foi culpado isolado pelo fracasso alvinegro no certame. Em alguns jogos, eu até achei que ele foi muito bem. Perseguir jogador é desumano e não leva a nada.
MissãoMarcelo Vilar sabe das limitações iniciais de sua equipe. Claro que não vai se expor em Itu, logo no primeiro jogo, mormente por não conhecer o suficiente todo o potencial do adversário. Só depois de ver que peça estará do outro lado é que, por certo, irá liberando o grupo.
DívidaNegligência, desídia, e tudo o que a isso se assemelha. Assim analiso a situação que levou o Ceará a acumular dívida trabalhista de R$ 4 milhões. Muitas vezes vi o goleiro Jefferson tentando um acordo. Aí deixaram a coisa correr até resultar no montante atual. Que irresponsabilidade, gente.
Detalhes
Meu querido amigo, Jorge Parente, mandou-me os detalhes do fato do Calouros, campeão cearense de 1955, ontem aqui publicada. Posteriormente a publicarei novamente, aí com todos identificados: Luciano, Jandir, Jesus, Índio, Coité, Pedrinho, Edilson, Zezinho, Beto, Helder, Zuzinha e Jairo.
No CearáRobson, que vi dar show de bola no Itapajé, segue treinando no Ceará. O torcedor Holanda, fã do jogador, garantiu-me que em pouco tempo Robson estará pronto para mostrar no alvinegro as mesmas qualidades que o fizeram bilhar no Itapajé.
Festa coral
Amanhã, na Barra do Ceará, cedinho haverá foguetório. Em seguida, às 09 horas, missa de ação de graças pelos 74 anos do clube, aniversário ocorrido no dia 09 passado. Haverá homenagem à imprensa na pessoa do querido Aderson Maia Nogueira, torcedor coral.
Jogo
Na parte da tarde, a festa de 74 anos do Ferroviário continuará no Vila Olímpica Elzir Cabral, com homenagens à Federação Cearense de Futebol na pessoa de Mário Degésio Cavalcante, e ao fundador do Ferroviário, Valdemar Caracas. Em seguida, acontecerá um amistoso no qual o Ferroviário apresentará novos valores.
"O dever de casa é o primeiro passo para o time voltar à Série A em 2008".
Adler Pinheiro
Sobre a estréia do Fortaleza hoje no Castelão