Serenidade
Incontáveis as mensagens eletrônicas que tenho recebido, principalmente nesta semana de decisão. Não há como ler todas. Mas, na medida do possível, examino pelo menos as primeiras que chegam a cada dia. Algumas instigantes e inteligentes; várias, apaixonadas e cegas; outras, coerentes e isentas. Gosto mais destas porque plenas de respeito, lógica e sensatez. Impossível dizer quem está com melhor condição para ganhar o título cearense de 2007. A rigor, os times se equivalem. Jamais houve facilidade nos confrontos anteriores, quando da fase classificatória. E não seria diferente agora. No primeiro jogo, mais uma vez evidente ficou o equilíbrio. Continuarei lendo as mensagens e até fazendo alguns registros. Mas, de preferência, citarei as que não eivadas de cunho agressivo. O esporte não comporta sentimentos de intolerância. Quem mandar mensagem assim perde tempo, pois a apago na hora.
Vendas
Impressionante o ritmo de venda de ingressos para o jogo decisivo. De certa forma, o empate do Icasa, já no final, tem tudo a ver com a procura. Se vitória de um dos dois no primeiro jogo, a torcida do time perdedor por certo compareceria em menor escala.
Diferença
Como o empate deixou os dois finalistas numa situação de igualdade, sabe a torcida do Fortaleza que, pelo maior número, poderá fazer a diferença. Daí a procura ter aumentado sobremaneira. Verdade que torcida não ganha jogo, mas, dependendo das circunstâncias, ajuda.
Entusiasmo
A torcida do Icasa confirma a vinda de 15 ônibus, conduzindo a galera do Cariri. Além disso, há os torcedores que virão em seus carros particulares e os que virão de avião. Aqui, eles irão se juntar aos caririenses que moram em Fortaleza.
Utilização
Mesmo sem estar no melhor de sua forma física, Ricardinho poderá ser boa opção para o técnico Paulo Bonamigo. A qualidade do futebol de Ricardinho é inquestionável. A Bonamigo caberá sentir a hora ideal para a utilização desse jogador. Além disso, há cuidados também com a possibilidade de prorrogação.
Foco
Daniel Sobralense afirmou que todo o foco de sua atenção está no jogo de domingo diante do Fortaleza. Ele confirmou que o Náutico de Recife quer contratá-lo para o Campeonato Brasileiro, mas disse que só tratará do assunto na próxima segunda feira. “Até domingo, só penso no Icasa”, disse Daniel. Atitude sensata.
O melhor
O Sistema Verdes Mares democratizou a escolha do melhor jogador do certame 2007. Os cronistas, que receberam a carta, poderão votar até hoje. Já os torcedores, através da Internet ou mediante cupom do Diário do Nordeste, escolherão o craque popular.
Cautela
Uso de muita cautela quando chamado a opinar sobre contratações. E só o faço, quando conheço mesmo o jogador. No caso das recentes contratações do Ceará, boa referência sobre Marcos Pimentel, que teve grandes atuações pelo Ferroviário. Mas ainda resta saber qual o atual momento do atleta.
Goleiro
A permanência de Adilson no Ceará representa a convicção de segurança na meta alvinegra. Se dizem que todo grande time começa por um grande goleiro, taí forte indicativo do que poderá fazer o Ceará. Mas, em Porangabuçu, ainda paira muita incerteza.
Invasão
De Antonio Erlon Pereira Leitão (Juazeiro do Norte - e-mail: erlonleitao@bol.com.br): “O Cariri vai invadir Fortaleza domingo próximo. Muita gente mesmo. Sem muita modéstia, vamos ser campeões cearenses. Vocês podem acreditar. Time nós temos”.
Artilheiro
De Alcides Leite Júnior (house427@ig.com.br): “Eis o valor do jovem Carlos Alberto, atual artilheiro do Campeonato Cearense com 14 gols. No Grêmio já marcou três gols (dois num amistoso e um pelo Campeonato Gaúcho de juniores. Carlos Alberto é a maior revelação de 2007”. Só Rinaldo poderá ultrapassá-lo.
A gênese da crise do Ceará está no fracasso de suas sucessivas administrações.
Bené Lima, Comentarista