Matéria-426198

Prorrogação

O Ceará Sporting Clube é o único time que, para conquistar a vaga na decisão, terá de jogar 120 minutos, mais os acréscimos. Todos os demais, Icasa, Fortaleza e Itapipoca, poderão definir suas situações logo nos noventa minutos e tempo adicional. Daí a diferença de preparação levada a cabo pela comissão técnica do Ceará. Nesse caso, é preciso examinar bem de perto a condição física de cada atleta. A própria formação inicial terá também de ser composta segundo avaliação para o tempo maior de disputa. Muita gente não compreendeu porque alguns atletas foram testados nos times A e B. Portanto, dos quatro competidores, a certeza de necessitar da prorrogação é somente do Ceará. Fortaleza, Itapipoca e Icasa poderão decidir a vida no tempo normal. Por isso houve diferença de preparação. Para esses três, a prorrogação é uma possibilidade. Para o Ceará não haverá outro caminho se quiser chegar ao título.

Pênaltis

Tão importante quanto a preparação para uma possível prorrogação é a preparação para os pênaltis. Viram como o Vasco da Gama deixou fugir a vaga para final da Taça Rio. Preparou-se para o gol mil de Romário e negligenciou nos gols de pênalti que precisou. Dançou.

Artilheiro

Rinaldo é o vice-artilheiro do campeonato. Se o Fortaleza ganhar a vaga na decisão, terá mais dois jogos, além do de amanhã, para ultrapassar Carlos Alberto, ex-Maranguape, que tem 14 gols. Rinaldo está com tudo para terminar artilheiro isolado. Taí ótimo momento, pois, para espantar de vez a abstinência de gols que tanto incomoda os leoninos.

Entrevista

Gostei muito da visita que o técnico Paulo Bonamigo fez ao programa do Belmino da TV Diário. Tive a oportunidade de conversar muito com ele. Bonamigo expôs seu ponto de vista sobre assuntos variados, sempre muito equilibrado, sereno. Ele é muito simpático e atencioso.

Esclarecimento

Sobre a ausência de Cleiton, Bonamigo esclareceu tudo, nos mínimos detalhes. E a todos convenceu com argumentos fortes. Não há nada contra Cleiton, que poderá voltar na primeira oportunidade. Bonamigo está trabalhando o atleta que psicologicamente sentiu a pressão da torcida e só agora dá sinais de que alcança condições para voltar. Bonamigo garantiu que, no momento certo, Cleiton terá nova chance. Aí, sim, numa situação favorável. Ótimo.

Diferença

Jogadores de quem se espera a diferença nos jogos de amanhã: Claudevan, Ciel, Daniel Sobralense e Maurílio no Icasa. Eufrásio, Kemerson, Stênio e Dema, no Itapipoca. A propósito, de grande valia numa decisão o comando de jogadores como Maurílio e Dema, que já passaram por grandes decisões. Do equilíbrio e liderança deles dependerá muito a produção do restante do grupo. Dupla responsabilidade, pois.

Artes

De Totonho Laprovítera: “Estive na SP Arte e no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. Fui apresentado ao técnico Emerson Leão que, para surpresa minha, conhece arte e investe em nomes da pintura como Portinari e Di Cavalcanti. Sobre futebol pouco falamos. Ele apenas disse ter proposta do exterior´. Como amante das artes, coisa tão nobre, Leão poderia ser menos grosseiro com as pessoas...

“Bola Fora”

Jornalista Luís Carlos Freitas comanda aos sábados, 11 horas, no “A Grande Jogada” da TV Diário o quadro “Bola Fora”, unindo futebol e humor. A brincadeira faz muito sucesso entre os jogadores. Vale a pena conferir.

Jogador de decisão

Reinaldo Aleluia, quer queiram, quer não, é jogador de partidas decisivas. Nesta parte, cabe apenas ajustar sua condição física ao tempo de utilização. Jamais poderia ficar fora de uma partida como a de amanhã, ainda que não na melhor forma. Seria equívoco imperdoável da comissão técnica do alvinegro.

Recordando

Plantonista é trabalho especial, importante no rádio. Mauro César Uchoa foi um plantonista dos bons na Rádio Uirapuru nos anos 70. Chegou a trabalhar na Rádio América de São Paulo. Depois, voltou para Fortaleza. Morreu jovem. No início de sua carreira, aprendeu muito com o saudoso Alfredo Sampaio, o Enciclopédia do futebol cearense. Outro plantonista bom, que depois deixou de trabalhar no setor, foi Fortunato Pinha. Começou em 1970 na Rádio Dragão do Mar. Depois integrou a equipe da então TV Educativa (hoje TV Ceará), Canal 5. Fortunato está bem e na ativa, graças a Deus.

"A força física não é a mesma, mas a vontade e a dedicação são sempre 100%".
Edmundo
Veterano atacante do Palmeiras, referindo-se à idade