Nova metaAgora o Fortaleza concentra atenções no Campeonato Cearense. Fecha mais ainda compromisso com título estadual, que deixou escapar em 2006, quando favorito absoluto. Copa do Brasil é coisa do passado no Pici. No “estadual”, embora sendo o único já classificado, o Leão quer manter o primeiro posto até o fim da fase. E tem todas as condições para isso. Já o Maranguape, adversário tricolor amanhã, experimenta delicada situação. Saiu da zona de rebaixamento, mas permanece a perigo, pois tem apenas um ponto a mais que o Quixadá, penúltimo colocado (14 a 13). Portanto, uma nova derrota poderá remetê-lo de volta à zona maldita. Aí dependerá do resultado de Quixadá x Icasa, domingo, no Clenilsão. A concorrência dos dois é direta. No Maranguape estão em crescente produção Litônio e João Paulo. Além disso, o time tem o artilheiro do campeonato, Carlos Alberto, com 12 gols. Nova meta para cada um.
BroncaArmando Júnior chateado com Bileu e Aldivan, pois, segundo ele, a comprometida produção dos dois no jogo com o Atlético decorreu de propostas do exterior apresentadas pelos respectivos empresários. Daí, entende Armando, os dois terem ficado desligados do jogo.
ComércioNa verdade, está se tornando um problema cada vez mais sério a atual feição comercial do futebol. Nem mal sai das bases, o jogador já fica atrelado a “proprietários” que, de fora do campo, dão ordens e orientações, muitas vezes contrariando o interesse do clube. Pode?
ProprietáriosNão é preciso ir longe para ver situações como a citada. Taí o caso do atacante Vavá. O Campeonato Cearense está terminando e ele fora. Conflito de interesses fez Vavá perder a chance de mostrar mais ainda suas qualidades para o Brasil, via TV. Estaria mais valorizado. Meio ano perdido.
Volta por cimaRecado ao atacante Cleiton. Nada de se apavorar diante de situações adversas. Cleiton perdeu incrível chance (só ele e a trave, sem goleiro) no jogo em Itapipoca. E, diante do Atlético/GO, perdeu outra inacreditável. Não pode se deixar abalar por isso. Faz parte. Tem é que erguer a cabeça, acreditar e dar a volta por cima.
É bomO técnico Salvador Barbosa afirma: “Tiago Treichel é jogador gaúcho, muito técnico, acostumado a competições de alto nível. Jogou comigo a Taça Nike pelo Étty Jundiaí/SP, hoje Paulista. Foi destaque da competição. Jogava como atacante. Tem tudo para dar certo” .
OpiniãoO médico Chico Lopes, torcedor do Fortaleza, telefonou-me para dizer que seu time e a Copa do Brasil são dois bicudos que não se beijam. E explicou o motivo de sua colocação.
Cinco anosChico Lopes lembrou que em 2003, jogo de ida, o Figueirense ganhara do Fortaleza por 2 a 0. Na volta, aqui, o Fortaleza chegou a fazer 3 a 0, mas no final sofreu o gol que o eliminou. Em 2004, empatou com o Corinthians lá (0 a 0). Aqui, estava empatando (1 a 1), quando Angelim virou para 2 a1. O árbitro anulou e eliminou o Fortaleza
MaisEm 2005, Ituano ganhou por 2 a 0 lá. Aqui, o jogo estava 2 a 0 para o Fortaleza, quando Bosco sofreu o gol que eliminou o Leão. Em 2006, todos lembram como o Atlético/MG eliminou o Fortaleza. Fato que agora se repetiu diante do Atlético/GO, quando o Fortaleza precisava só de um empate.
MensagensDe Jorge Luís (jorgeueva@bol.com.br): “Com tristeza e saudade comunico a morte do ponta-direita Valdir (Antonio Pedro do Nascimento), dia 13 passado. Campeão pelo Fortaleza 1987/91/92, atuou também no Icasa, Ceará, Seleção Cearense, 4 de julho/PI e Guarany (S).
Fórmula-1
Do pesquisador Homero Benevides: “O brasileiro Felipe Massa, que marcou 80 pontos no ano passado, é o piloto que estreou com maior número de pontos na história da Ferrari, Fórmula 1. Ele superou o recorde de 71 pontos, que em 1990 pertencia a Alain Prost”. Valeu, Homero. Esperança de um novo campeão.
"Não se surpreendam se o Atlético Goianiense for a zebra desta Copa do Brasil".
Marcelo de Jesus
Supervisor do Atlético/GO