Corais outra vez
Hoje, Ferroviário outra vez no PV. Deve estar bem viva a lição do sufoco passado diante do Quixadá no sábado anterior. José Dutra teve toda a semana para ajustes. Não resta dúvida de que Diego e Eli entraram muito bem na partida passada. Mas Eli, contundido, está fora. Diego, ao contrário, firme e forte. No Ferroviário, alguns jogadores se estabeleceram pelo próprio potencial. Caso de Dedé, cada vez melhor. Os corais tentam retomar o belo futebol, que anda sumido. Quanto ao Uniclinic, é saber como se comportará sem Alcimar, que foi embora. Mesmo sem passar por boa fase, Alcimar incomodava com seus lampejos. O time ganhou nova feição com a chegada do técnico Victor Hugo. Danilo Pitbull, bom jogador, ao lado de outro parceiro, em busca de afinação. É jogo fundamental para o corais na luta pela quarta posição no G-4. Mas só permanecerá se houver tropeço do Ceará amanhã.
RapazEstará logo mais no PV o rapaz da bicicleta? Sim, aquele torcedor coral que deu show de serenidade e sensatez, mesmo quando o Ferroviário estava perdendo para o Quixadá? Será interessante que todos o tomem como exemplo, principalmente alguns conhecidos exaltados.
Ao vivo
A TV Diário mostra hoje, à partir de 16 horas, Maranguape x Itapipoca. Outro jogo de suma importância. Se o Ita ganhar, assumirá a vice-liderança. Pega o Maranguape num momento instável pela mudança de treinador e a saída de Gilvan, um dos grandes nomes da equipe.
No PVAmanhã, Ceará x Quixadá. Só a título de Ilustração: cuidado com o Canarinho. Argeu dos Santos arrumou a casa. Paulinho e Piva voltaram a produzir bem. Juranilson é arisco e veloz. O Jura em questão deu um trabalho terrível à defesa do Ferroviário sábado passado.
MoralA vitória sobre o Barras, tal como aconteceu, deu ao Ceará novo moral para encarar o Quixinha. Em Maranguape, o alvinegro não jogara nada no segundo tempo, fazendo surgir preocupações. Ficara a dúvida: cansaço ou administração de energia? Dúvida tirada quarta-feira contra o Barras no PV.
O nomeÉ Reinaldo Aleluia. Vem definindo. Assim em Maranguape, assim contra o Barras, no PV. E assumindo situações que normalmente não assume: a finalização. Mais ainda, marcando gols que, em outro tempo, jamais faria, ou seja, através de tiro longo. Exemplo foi o da classificação sobre o Barras.
RetribuiçãoPaulo Bonamigo intercedeu por Ari. Foi atendido. Ótimo para o jogador. Mas tem um detalhe: caberá ao Ari retribuir em campo e fora de campo a confiança dada pelo técnico. Se não fosse Bonamigo, Ari não teria recebido nova chance.
EstréiaA propósito, a estréia de Bonamigo, amanhã, decorrerá dentro de uma situação emergencial, ou seja, a vacância provocada pela saída de Daniel Frasson. A rigor, Bonamigo só vai conhecer mesmo o Fortaleza quando a bola rolar no Romeirão. Aí, sim, o novo técnico estará em contato com a realidade tricolor.
LiderançaO Icasa é líder, com mérito. Mas o susto que levou no Romeirão, quando padeceu para ganhar do Itapajé (3 a 2), mostrou pontos vulneráveis. Flávio Araújo não gostou da produção. Pediu três reforços. E advertiu sobre erros que não poderão ser cometidos amanhã.
ImpressãoPode ser que eu esteja enganado, mas sempre que o Icasa produziu bem, lá estava Vanderlei. Parece até que Ciel também melhora seu desempenho quando Vanderlei está em campo. Ressalva: refiro-me apenas aos jogos que tive a oportunidade de cobrir. Se coincidência, não sei.
MargemNo jogo de hoje em Maranguape, será possível saber se o Itapipoca absorveu ou não a derrota para o Uniclinic. Desafio para não permitir o abatimento de um time que tem destaques como Neto, Panda, Stênio, Dema e Kemerson. Nova derrota reduzirá bastante a margem de pontos que o Ita tem sobre os concorrentes.
"Não basta ser só Bonamigo: tem de ser também bom treinador".
Carlos Marley de Souza
Colaborador