LiderançaA vitória do Fortaleza em São Luís reanimou os tricolores, que tinham sentido o golpe no clássico. A vitória do Itapipoca sobre o Ferroviário aumentou a expectativa, pois Ita e Icasa assumiram o primeiro posto. O Icasa, que é Verdão, irmana-se ao Maranguape, que igualmente é verde, não apenas por afinidade de cor, mas também por objetivo. Assim, neste sábado gordo, atenções voltadas para o Moraisão. O Maranguape vem subindo e já tem direito de sonhar com o G-4. Está na sexta colocação, com nove pontos. Se ganhar, ficará a três pontos do Ceará, que ocupa a quarta posição. O Maranguape vem de importante vitória sobre o Uniclinic por 4 a 0, em plena Lagoa Redonda. E, na partida anterior, deu trabalho ao Icasa, em Juazeiro, onde perdeu por minguado 1 a 0. Portanto, tudo equilibrado no entrelaçamento de interesses. Resta saber quem ficará líder após esta oitava rodada.
Artilheiro
hoje, por certo um dos destaques será Carlos Alberto, de quem os maranguapenses muito esperam. O jovem ganhou notoriedade após assumir a artilharia do campeonato (sete gols) ao lado de Cleiton, do Fortaleza. Carlos Alberto marcou três gols no Uniclinic.
VantagemTudo bem que Icasa e Itapipoca estão com os mesmos números (vitórias, empates, derrotas, etc), mas é bom não esquecer que, no confronto direto, o Icasa ganhou do Ita, por 1 a 0, dentro do Estádio Perilo Teixeira. Nesta parte, a vantagem é do time de Juazeiro.
InéditoDois irmãos dirigem os dois times líderes do campeonato, ou seja, Icasa e Itapipoca. Creio que isso é inédito. Pelo menos não lembro de fato assim no futebol brasileiro. Com um detalhe importante: Flávio e Júlio são muito unidos. E, claro, estão comemorando juntos o recíproco sucesso.
Tiros longosNo futebol cearense, poucos times estão aproveitando os tiros longos, de fora da área. Mas quem está bem neste tipo de lance é o Itapipoca. Os meias Stênio e Kemerson não vacilam quando surgem oportunidade assim. Não por acaso marcaram belos gols desse tipo. Produto de treinamento mesmo.
Outra vezFoi exatamente de fora da área que Stênio marcou belo gol na vitória sobre o Uniclinic. Gol que, por sinal, foi escolhido como o mais bonito da sétima rodada. E, pelo visto, também poderá ser dele o gol mais bonito desta oitava rodada, marcado no Ferrão, no mesmo estilo do anteriormente escolhido.
EmpresáriosOs jogadores, principalmente os jovens, devem estar muito atentos na hora de escolher um empresário. Há os que trabalham corretamente, mas há também os inescrupulosos. Não raro, é possível observar jogadores metidos em embaraços. Cabe a cada atleta refletir bastante.
ExemplosÉ lamentável ver dois jovens como Vavá e Cleiton, logo no início de suas carreiras, terem de experimentar certos constrangimentos. Pior é que, como leigos, não sabem ao certo que posição tomar, mormente quando a verborragia dos espertos apresenta mil argumentos.
EncontroO próximo encontro entre Icasa e Itapipoca será no dia 10 de março, em Juazeiro. Impossível saber como daqui até lá estarão as duas equipes. Bom seria um jogo agora, com os dois na liderança. E os dois irmãos quebrando a cabeça para explorar os pontos vulneráveis.
SerenidadeGostei da entrevista do Rinaldo. Sereno, disse que ser ou não titular é decisão que não lhe cabe senão ao técnico Daniel Frasson.
E ficou na dele, numa boa. É por aí, Rinaldo. É como diz o velho provérbio: o bom cabrito não berra. Além disso, hoje em dia goleador é peça rara.
RetornoMarcelo Villar terá de volta Mazinho Lima, Aleluia e Faeco para enfrentar o Barras/PI, já na quinta-feira, pela Copa do Brasil. Ainda bem, pois, no jogo anterior, a ausência dos três revelou o quanto o Ceará cai de produção na meia-cancha. E isso, de certa forma, torna também mais vulnerável a equipe.
RecordandoA partir da esquerda: William Pontes e Marco Aurélio, no jogo das faixas do Ceará bicampeão de 1961/62. William foi um dos melhores laterais do Brasil. Já naquela época apoiava o ataque, quando nem se falava na função de ala. Marco Aurélio jogou também no América de São José do Rio Preto/São Paulo. (Colaboração de Jurandy Neves de Almeida).
"No futebol, eu só conheço a letra V, da vitória, de vencer".
Dema - Meia do Itapipoca