ObjetivoHá muito venho dizendo que Flávio Araújo e Icasa formam fusão de imagens. Um nasceu para o outro. Mas Flávio tem uma dívida com o Verdão: ainda hoje muitos entendem que ele foi culpado pela perda do título 2005, quando errou nos minutos finais ao tirar Alcimar, enquanto o Fortaleza fazia entrar Clodoaldo, que definiu (fez dois gols) e ganhou o título. De lá até aqui, essa perda ficou entalada na garganta de Flávio, que persegue nova oportunidade de decisão. Pelo visto, vai no caminho certo. A campanha de seu time é muito boa: (3 a 2 no Guarani, 3 a 3 com Itapajé, 1 a 0 no Itapipoca e 3 a 0 no Ceará). Portanto, está invicto. E mais: com dois bons resultados fora de casa: empate com o Itapajé e vitória sobre o Itapipoca. No grupo, há jogadores experientes como Chiquinho e Barata e outros mais jovens como Isaac e Théo. Flávio não sossegará enquanto não der um título estadual ao Icasa.
Está chegandoO Cariri já foi quatro vezes vice-campeão cearense: 1993, 1995 e 2005, Icasa. Em 1999, Juazeiro (sucessor do Icasa). Em 2006, o Icasa foi o 3° colocado. O Icasa tem um título estadual no tapetão em 1992 (com Fortaleza, Ceará e Tiradentes). Agora só falta ganhá-lo em campo.
ÚnicoO goleiro Adilson é o único jogador do Ceará que continua nas graças da torcida. Motivo: participou ativamente da pré-temporada e dedicou-se aos treinos. Nos jogos, tem feito defesas espetaculares, fato por mim observado até no simples amistoso em Morada Nova diante da seleção de lá.
Leitura
O técnico Dutra reconheceu equívocos cometidos no empate com o Itapajé no PV, quando tomou sufoco. Corrigiu na vitória sobre o Uniclinic. Fez entrar Sérgio Alves no transcorrer do jogo, com o Uniclinc já desgastado. Resultado: a vitória,
Sem exibiçãoA propósito, Dutra criticara o time no jogo anterior, considerando que entrara querendo dar exibição no lugar de jogar futebol. Os jogadores entenderam o pito. Aí jogaram bonito. Jamais, porém, buscando dar espetáculo, até porque o bom Uniclinic não permitiu.
TurbulênciaNatural que a goleada sofrida pelo Ceará tenha desencadeado fortes reações internas e externas. Está muito mal o time que, segundo dirigentes, faria do “Estadual” o laboratório para a Série B nacional. Está longe.
SituaçõesOs líderes, Ferroviário e Icasa, estão iguais em tudo: 10 pontos, 4 jogos, 3 vitórias, 1 empate, zero derrota, 10 gols pró, 5 gols contra, saldo de cinco gols. Agora a pergunta é: quem pegará adversário mais difícil na próxima rodada, o Ferrão que encara o Fortaleza no clássico, ou o Icasa que, fora de casa, pega o Unlicinic na Lagoa Redonda?
RespostaPelas naturais dificuldades de um clássico, o Ferroviário terá obstáculo maior ao enfrentar o Fortaleza. Aliás, o primeiro clássico do ano na Capital. Mas incorrerá em grave erro de avaliação quem imaginar que menor e menos delicada será a missão do Icasa no Estádio Antonio Cruz diante do Uniclinic. Esse jogo será transmitido ao vivo pela TV Diário, sábado, às 16 horas.
AgilidadeA Federação Cearense de Futebol tem condições de, logo após os jogos, atualizar no seu site os dados do Campeonato Cearense 2007, pois dispõe de informações oficiais. Mário Degésio tem de dar um puxão de orelha nos responsáveis, pois a classificação que lá consta ainda é a da primeira rodada. É preciso mais agilidade, gente.
EficienteAí está o eficiente atacante coral, Juraci Matias da Silva, que todos chamam de Amoroso. Tenho observado suas atuações desde a estréia coral em Horizonte, diante do Quixadá. O desempenho dele tem sido dos mais satisfatórios. Domingo, vai encarar seu primeiro clássico frente ao Fortaleza. Atenta a retaguarda do Leão.
RecordandoFaz muito tempo não vejo Wilkson Saraiva, o xerife que dominou a zaga do Fortaleza durante bom tempo na década de 80. Também o vi no Messejana. Wilkson foi zagueiro vigoroso, que sabia se impor. Depois que pendurou as chuteiras, Wilkson seguiu a carreira de dentista, profissão que abraçou com muita dedicação e competência. Um dos grandes amigos do Wilkson é o comentarista Sérgio Pinheiro. A mim me parece que Wilkson não mais vai aos estádios. Por certo optou pela telinha. Mas deixou o nome dele registrado no futebol cearense.
"Eu pretendo mesmo ser campeão cearense pelo Icasa".
Flávio Araújo - Técnico do Verdão