Favorito
É o Fortaleza. Examinem a situação precária do Quixadá. De repente, implodiu o trabalho que Moacir Fernandes fez com tanto zelo. Moacir perdeu o cargo. E o Quixinha desabou. Não perdeu Horizonte, mas perdeu o horizonte. “Exilado” Quixinha. É assim, de moral baixo, que o time do Valmir Araújo enfrentará o Fortaleza logo mais no PV. Favorito Fortaleza, que tem Valentim, tem Rinaldo. Tem Getúlio Vargas, sem tonturas. Sem calor. Calor só o da torcida. Aí, tudo bem. Quixinha, que tem Juninho, que tem Piva, que tem Paulinho, que tem Paloma. Bons nomes, ruim produção. E, logo quando tenta sair do sufoco, pegará pela frente a volta de Rinaldo, o artilheiro, o velocista, ídolo 2006. Trono segue vago em 2007. Quem sabe não será ocupado novamente por Rinaldo? A história de um ídolo se faz com gols e títulos. Tudo o que Rinaldo tem. Previsão de bom público no PV esta noite.
VersátilA vantagem de Rabicó é a versatilidade. Treinador que souber explorar essa qualidade do atleta terá boas alternativas no transcorrer do jogo. Não esquecer que Rabicó sabe bater falta muito bem. E mais: como poucos, explora os tiros longos de fora da área.
RevelaçãoAntero Neto, 20 anos de idade, vem ganhando aplausos com sua brilhante narração esportiva nas transmissões da Rádio Verdes Mares. Ele integra a equipe de Gomes Farias. Antero começou na Rádio Sinal de Aracati. Depois, transferiu-se para a FM Canoa. É uma das boas revelações do rádio cearense.
Boa faseQuem está muito bem neste começo de campeonato é o árbitro Paulo Sílvio. Três atuações impecáveis. E em três partidas onde o dono da casa perdeu (Itapajé 0 x 1 Uniclinic, Quixadá 1 x 4 Itapipoca, Guarani 1 x 3 Fortaleza). Todos, sem qualquer reclamação. No ano passado, Paulo se mostrava inseguro. Mas agora começou muito firme. É por aí.
InscriçõesAbertas as inscrições para o VI Intermunicipal Master de Futebol (Copa Sebastião Belmino). Só poderão atuar jogadores com idade a partir de 35 anos. Chance para colocar em ação gente que vai encostando as chuteiras.
Números
Nonato, contratado pela Santana Têxtil para o Fortaleza, já participou de 105 jogos pela Série A do Campeonato Brasileiro. Marcou 34 gols. Tem 27 anos. Nasceu na cidade de Japim/PR.
Times e golsEm 2000, atuou pelo Bahia em sete jogos e não assinalou gol. Em 2001, no Bahia, atuou em 22 jogos e marcou 10 gols. Em 2002, no Bahia, jogou 25 partidas e marcou 10 gols. Em 2003, ainda no Bahia, atuou 33 vezes, marcando 11 gols. No ano passado jogou 18 vezes pelo Goiás, marcando três gols. Detalhe: em 2004 e 2005, esteve jogando na Coréia.
ContribuiçãoO Nonato em questão tem bagagem. Além da experiência internacional no futebol coreano, confirma sua vocação para artilheiro com os 34 gols marcados em campeonatos brasileiros da Série A. Portanto, tem tudo para dar significativa contribuição ao time de Daniel Frasson.
Na FCFHoje, na FCF, homenagem especial ao Ten.-Cel. Pimentel que muda de idade. Pela seriedade de suas ações, tem dado ótima contribuição à administração do Mário Degésio Cavalcante na Federação Cearense de Futebol. Tenho pelo aniversariante respeito e admiração. Parabéns.
Escravo
Fim da lei do passe. Alforria. Liberdade. Jogadores livres para sempre. Grilhões quebrados. Tudo mentira. Empresários e procuradores são os donos. Donos das vontades alheias. Qual a diferença entre a situação de hoje e a da época em que existia o passe? Quase nada. Jogador livre é utopia. A maioria continua escrava.
"Tudo o que poderia ter sido, mas que não foi".
Dalwton Moura (sobre a situação do atacante Vavá)
Jornalista