Evolução tricolorO Daniel Frasson havia anotado tudo sobre o Guarani no jogo de quinta no PV. Mas nem precisou de muito tempo para executar o que havia planejado. No primeiro minuto, Cleiton fez Fortaleza 1 a 0. Quando o Guarani esboçou vontade de reagir, Cleiton aumentou para 2 a 0. Tipo do jogo no qual, desde o instante inicial , observa-se que todas as vantagens estão de um lado só. O Fortaleza tirou proveito disso. A declaração do técnico, do Guarani, Ronny Araújo, foi clara. Afirmou que os gols de Cleiton desmancharam o que ele havia projetado. Mais ainda quando Alanzinho estabeleceu 3 a 0. Aí nada a fazer senão administrar a situação. Nem o gol de Serginho, de pênalti, diminuindo para 3 a 1, alterou o panorama. O Fortaleza mostrou ótima evolução, principalmente se feita análise comparativa com sua primeira apresentação. Dos chamados grandes, o Fortaleza foi o melhor da rodada.
CalorGetúlio Vargas sentiu o calor. Às 15 hora, Romeirão pega fogo. Ele já dera sinais de que estava incomodado com o imenso calor. Mas preferiu encarar. Deu-se mal. Douglas, que o substituiu, aproveitou a oportunidade. A disputa pela posição de titular vai ser dura.
DestaqueIndiscutível que o destaque no Romeirão foi Cleiton, com seus dois gols. Confirmou ser oportunista e atento às jogadas aéreas. Praticamente tirou de tempo o Guarani e cedo definiu o rumo das coisas. Méritos para ele. Fundamental tem sido o apoio de Daniel Frasson.
Produção
A propósito, louvável também a participação de Alanzinho. Não apenas pelo gol, o terceiro da partida, mas pelo conjunto de sua atuação. Aliás, fiquei atento ao futebol de Alanzinho, desde o amistoso do Fortaleza diante do Potiguar. Já ali, sua produção tinha sido convincente.
Delicada
A situação do Guarani, em três rodadas, ficou complicada. Três derrotas. Sofreu 11 gols. Nisso, aceitável apenas a desculpa dos cinco gols que levou do Ceará porque com dois jogadores a menos. Mas ontem foi diferente. A defesa falhou mesmo.
EstréiaLéo teve participação discreta neste seu primeiro jogo pelo Fortaleza. Mas ele é bom. Todos o conhecem desde sua passagem pelo Ceará. E com certeza crescerá de produção nos jogo seguintes.
Dono do jogo
Uniclinic mandou na partida, exceto em parte do primeiro tempo. Ganhou (2 a 1) com méritos e poderia ter sido até mais fácil. Na fase final, deitou e rolou diante de um sem Ceará anêmico.
SubstituiçõesOliveira Lopes mudou a história do jogo quando colocou Tony, Danilo e Vaninho. A partir daí, foi sufoco no Ceará, o que levou o goleiro Adilson ao Desespero. Os gols de Danilo, de pênalti, confirmaram a superioridade do Uniclinic.
PregadoDe nada adiantaram as substituições feitas por Dimas, que colocou Aleluia, Vanderley e Clodoaldo. Este ainda fez a jogada que resultou no pênalti e no gol do Ceará. E só. O Ceará está sem força física. Time fora de forma mesmo.
Recado do Verdão
Mais uma vez o Icasa mostra que tem time para pensar na decisão. A vitória sobre o bom time do Itapipoca, no Perilo Teixeira, é prova disso. Já o líder Ferroviário jogou mal. O Itapajé atuou melhor com destaque para seu volante, Robson. Achei que Dutra errou ao usar Tião apenas no segundo tempo.
RetornoHoje, às 11 horas, Sebastião Belmino estará de volta ao comando do programa a Grande Jogada, pela TV Diário, Canal 22. Belmino aproveitou bem as férias. O público já estava saudoso do estilo alegre, festivo, às vezes irreverente, do querido apresentador. Agora é saber o que ele irá aprontar, logo neste primeiro contato.
RecordandoFui conferir o Memorial da Gentilândia, primoroso trabalho do professor Elmo Vasconcelos Júnior. Fica na Rua Padre Francisco Pinto, 128, bem perto do Estádio Presidente Vargas. Para os amantes do futebol, visita obrigatória. Lá, fotos inesquecíveis do Gentilândia, campeão cearense profissional de 1956, no tempo de Pipiu, Pedrinho Simões e Fernando Sátiro. E fotos históricas do PV, que tinha alambrado de madeira. Há foto raríssima do Campo do Prado. E muitas outras. O Memorial fica no Bar do Marcão. Aberto o dia todo. Visita grátis.
"O Ferroviário quis dar espetáculo e esqueceu de jogar futebol".
José Dutra - Técnico do Ferrãol