ÍdoloO maior ídolo do futebol cearense nos últimos anos foi Clodoaldo. Ele ainda está em ação, mas nem de longe lembra o notável Clodô que empolgou multidões e teve direito a músicas cantadas nos estádios. Quem será o próximo ídolo a embalar os sonhos e emoções da galera? Não sei. Há gente nova surgindo, plena de talento. Everton, do Ferroviário. Mas até chegar ao posto de ídolo das multidões há longo caminho a percorrer. Ídolo se faz com muitos gols e títulos. Antes disso, o atleta tem de ralar. Como exceção, há goleiro ídolo. Adilson pode ser assim considerado. Mas as reações do público são diferentes. Veja Rogério Ceni, do São Paulo. Lembram do Taffarel? Os goleiros são alvo de manifestações, mas jamais na dimensão dada aos goleadores. O futebol cearense está carente nesta parte. Se o Iarley atuasse aqui, quem sabe? O campeonato cearense está apenas começando. Quem se candidata? O trono está vago.
GoleadorMoré está no Juventude do Rio Grande do Sul. Viajou ontem. No aeroporto, conversou com o repórter José Maria Melo. E disse de seu projeto no futebol gaúcho. Incrível: Moré só não serve para o futebol cearense, onde conseguiram até que ele fosse reserva do Paquito.
OtimismoOuvi atentamente as declarações do presidente do Fortaleza, Marcelo Desidério, que jamais concordou com os que consideram o tricolor despreparado para a atual competição. Marcelo se mostrou otimista, mormente quando levou em conta o pouco tempo de treinamento do time. A vitória sobre o Uniclinic (2 a 1) só confirmou o otimismo do presidente.
ElogiosDesidério elogiou a comissão técnica, considerando-a da melhor qualidade. E reiterou seu apoio ao técnico Daniel Frasson. Explicou as contratações feitas e as que ainda poderão acontecer, rebatendo assim os pregoeiros do pessimismo.
Ação
De certa forma, está certo Desidério. Se ele, como presidente do Fortaleza, não transmitir confiança e otimismo, deixará transparecer insegurança na sua linha de ação. Logo...
No JockeyComeça hoje, às 17 horas, o IV GP de Velocidade Fazenda Haras Claro, no Jockey Clube Cearense. Até domingo, potros e potrancas nas disputas de provas com distâncias de 402 metros. Turfe é festa.
BonitoO Itapipoca é a sensação destas duas rodadas. Prestem atenção no time do Eudi Assunção. No PV, quando ganhou do Fortaleza, mandou apenas o recado inicial. Em Itapajé, confirmou a boa jornada que tivera na estréia. Impressionou, sobremaneira, o atacante Klemerson. Boa presença na área. Na partida anterior, o golaço de Neto. Síntese: o Ita soube aproveitar bem a pré-temporada.
ConfirmaçãoO ótimo momento coral, confirmado com a vitória sobre o Maranguape (3 a 1 em pleno Moraisão), nada mais é senão a seqüência do que o time fez na Série C, quando só perdeu a vaga na Série B na última partida ao ser derrotado pelo Barueri.
ForçaPara se ter uma idéia, o Barueri, que não permitiu a ascensão coral, encarou o campeão e poderoso Santos pelo Campeonato Paulista. O Santos suou para ganhar por 2 a 1. E só o fez quando faltavam três minutos para terminar, gol do veterano Antônio Carlos. Um outro veterano, Zé Roberto, fizera o primeiro gol santista. Isso prova o quanto o Ferrão está no caminho certo, sob o comando de José Dutra.
O técnico
Por falar em José Dutra, ele soube montar um esquema, onde Amoroso e Tião estão numa sintonia fina admirável. Assim no primeiro jogo na vitória sobre o Quixadá (3 a 1), assim na vitória sobre o Maranguape (3 a 1). Dutra tem a capacidade de adequar os recursos humanos disponíveis ao modelo tático que entende ideal.
RecordandoOs cearenses Zé de Melo e Geroldo atuaram na Seleção Brasileira de 1959 (representada pela Seleção Pernambucana, chamada de Seleção Cacareco), no Sul-Americano extra de Guayaquil, no Equador. Zé de Melo marcou um gol na vitória do Brasil sobre o Paraguai (3 a 2). E marcou um gol na vitória do Brasil sobre o Equador (3 a 1). Geroldo atuou apenas uma vez. Foi no jogo em que o Brasil perdeu para a Argentina por 4 a 1. No transcorrer da partida, Geraldo substituiu Edson, do Sport/PE. Na época, Zé de Melo e Geroldo pertenciam ao Santa Cruz. (dados de Airton Fontenele).
"Espero que ele venha resolver o problema que nós temos naquela posição".
Marcelo Desidério, sobre Ricardinho
Presidente do Fortaleza