Falta um diaDe novembro até hoje, longa a espera. Bola parada é tormento para colunista. Amanhã, voltará o futebol com a força de sua magia. Aliás, o início dessa competição contraria velho provérbio segundo o qual todo começo são flores. No futebol, todo começo não são flores senão espinhos: um jogador que não veio, outro fora do peso, outro mais discutindo contrato. Com tudo isso, é melhor que recesso. É duro escrever sobre futebol, sem futebol. Na maioria das vezes, aumenta o risco de fofocas e futricas, que em nada contribuem para a grandeza do esporte senão para a disseminação de desavenças. Falta só um dia para o início do certame. Que bom! Gosto do Campeonato Cearense, que um dia pensadores geniais quiseram extinguir. Amanhã, às 16h30min, Ceará x Maranguape no PV. É o cenário. Ceará em busca do bicampeonato. Hora de rever também os valores do Maranguape.
DuplaDe Sílvio, funcionário do Bradesco: “Já imaginaram uma dupla de ataque com Clodoaldo e Vinícius em forma?”. Aliás, é o que a torcida do Ceará imagina e espera. Mas, para que isso aconteça, será preciso mais um tempo para o perfeito condicionamento da dupla.
EquilíbrioPaulo Wagner, presidente do Ferroviário, é discreto. Não faz alarde de seu trabalho. Nos últimos anos, tem dado demonstração cabal de como comandar um clube, pagando em dia, mesmo nos períodos de vacas magras. Exemplo que deve ser seguido. O segredo está no equilíbrio que procura manter entre receita e despesa. Quando “fura” um pouco, logo busca alternativas.
ProfissionalO técnico Josué Mendonça é um dos mais corretos profissionais que conheço, desde quando ele era jogador. Manteve sua inclinação pela disciplina, quando abraçou a carreira de técnico. E aí está ele no Maranguape, trabalhando sério.
GrupoEstão no Maranguape bons jogadores. Cito como exemplo Tarciano, Dozinho, Giovani, Berico, Reginaldo, Totonho, Marcelo, Isaac e Nailton, dentre outros. Com esse grupo, a tendência é o Maranguape dar trabalho a muita gente.
MistérioJosé Dutra explicou a razão pela qual só revelará a formação do Ferroviário momentos antes do jogo. É questão de critério mesmo. Entende que antecipar escala facilita a análise do adversário. Portanto, optou por não passar nada que possa levar informações ao Quixadá. Em boca calada...
HipóteseDiante do mistério mantido por Dutra, Sérgio Pinheiro levantou a possibilidade de o técnico coral não ter divulgado a formação, simplesmente porque ainda não a tem, haja vista algumas questões internas. Pode ser.
DestinoO atacante Lúcio, ex-Fortaleza, está no Atlético de Minas Gerais. Nem Turquia, nem Corinthians. Ontem, nas primeiras horas da manhã, ele embarcou. Submeteu-se aos exames de praxe. A folha do Atlético/MG para este ano está orçada em R$ 1 milhão. Assim, é possível arcar com o elevado salário do jogador.
SaláriosA realidade de cada praça é diferente. O jogador não pode ganhar no Brasil o que ganha na Europa. Da mesma forma, não pode ganhar no Campeonato Cearense valores equivalentes aos pagos em Minas, Rio Grande do Sul, São Paulo. Se assim o for, atrasará os salários.
CertoRinaldo, que tem sensibilidade, examinou a questão da redução salarial. Pesou o fato de já estar aqui adaptado com a família e a afinidade com a torcida. Pesou o fato de sempre fazer mais sucesso aqui do que em qualquer outro lugar. Por mais paradoxal que pareça, ganhar menos, às vezes, significa ganhar mais.
"Dos três clubes grandes, o Ferroviário é o que está mais forte".
Valmir Araújopresidente do Quixadá