Negócio
Só mesmo no futebol cearense ainda existe esta bobagem que convencionaram chamar de rasteira. Jogadores mudam de camisa e de clube a cada ano. Virou coisa tão comum que, às vezes, ninguém mais sabe onde está fulano ou beltrano. Romário já foi do Vasco, do Flamengo, do Fluminense e agora outra vez do Vasco. Alan e Ronaldo Angelim já foram do Icasa, do Fortaleza e do Ceará. Já há alguns anos, ídolos como Zé Eduardo, Lucinho, Amilton Melo, Lulinha, Pedro Basílio, Artur Ribeiro do Carmo e Mozart Gomes foram do Ceará e do Fortaleza. Alguns desses, também do Ferroviário. Houve um tempo em que não era assim. Zico no Vasco, nem pensar. Roberto Dinamite no Flamengo, jamais. Croinha no Ceará, nunca. Gildo no Fortaleza, em tempo algum. Mudou tudo. Futebol é negócio: venda, troca, compra. Hoje aqui, amanha na Coréia ou Japão. Onde está o Mota? Dudu, da Vila Manoel Sátiro para Moscou. Negócio.
VontadeNas transferências de jogadores, entendo fundamental seja respeitada a vontade do atleta. Se ele não quer ir para um clube “x”, que assim seja. O próprio clube também não deve querer jogador que demonstra desinteresse na transação.
Tribuna de HonraO saudoso Fares Lopes, que tanto deu de seu trabalho e inteligência ao futebol cearense, recebe justa homenagem póstuma do Uniclinic, que faz inaugurar, hoje, às 19 horas, a “Tribuna de Honra Fares Lopes”. O CT Uniclinic fica na Rua Paulo Parente, 325 - Água Fria. Fares foi presidente da FCF durante vários anos. No Fortaleza, além de ter sido presidente do clube, ocupou variados cargos em diversas diretorias.
ReconhecimentoVanor Cruz foi muito feliz ao lembrar do nome de Fares Lopes para fazer a homenagem citada. Reconhecimento explícito do valor do ex-presidente. Gostei, Vanor.
Demora
Não entendi a razão pela qual o Ceará não exigiu a presença de todos os atletas desde o início da pré-temporada. Não há dúvida de que isso dificultará o trabalho de Dimas Filgueiras nos jogos iniciais. A tolerância também tem um preço, mormente no futebol.
ForaQuestões de prazo impediram a reintegração de Mauro Bastos e Renan Mobarack no quadro de árbitros da FCF para a atual temporada cearense. Segundo o presidente da Ceaf, Afrânio Lima, eles poderão voltar posteriormente, quando cumpridos os requisitos de praxe.
Verdão
O time do interior mais apontado pela maioria dos cronistas como o que tem maiores chances de surpreender e ganhar o título estadual este ano é o Icasa. Pesa o fato de o Verdão já ter chegado a quatro decisões em campo, embora uma com o nome de Juazeiro, então tido como seu sucessor.
Os demaisA colocação acima não deixa fora de cogitação a possibilidade de Guarani (j), Quixadá e Itapipoca ganharem o título. Apenas a história tem mostrado o Verdão mais próximo da conquista em campo, pois já tem um no tapetão, dividido com Ceará, Fortaleza e Tiradentes.
CandidatoConcordo com o Sérgio Pinheiro quando ele diz que natural candidato à artilharia do certame cearense 2007 é Sérgio Alves. Os anos passam, mas Sérgio Alves mantém intacta sua qualidade de goleador frio. Basta ver, coisa recente, os três gols que fez no Bahia pela Série C.
Mais umBela entrevista deu à TV Diário o zagueiro Edglê, campeão mundial pelo Inter. Citou emoções da conquista e como preparou o nome Tapabuá/Caucaia na camisa um dia antes da decisão. Ele disse que tem mais um cearense que poderá em breve brilhar no Inter. Trata-se de Henrique. Não sabe quem levou Henrique para lá.
"Vamos ver como vai se portar o time sem a posse de bola".
Muricy Ramalho, sobre novos modelos táticos sem o volante Mineiro técnico do São Paulo