Interação
As transmissões da decisão do Campeonato Cearense de Futsal e dos jogos da Superliga deram-me a oportunidade de interagir com outros municípios. Assim em Russas, assim em Horizonte. A força da TV Diário está em projetar na telinha, sem amarras, bem ao estilo cearense, não apenas eventos esportivos senão os de qualquer natureza. Um dos jogos mais emocionantes que narrei este ano foi a decisão Afagu x Ceará, em Russas. A descoberta de novos desafios faz lembrar o que já acontece em São Paulo, onde municípios interioranos fizeram prosperar os esportes de quadra, superando as condições da Capital. Aqui, poderá acontecer o mesmo. Veja o caso vitorioso do Afagu. Maracanaú já ataca obras de estádio para mais de 20 mil pessoas. Em Horizonte será construído ginásio para oito mil pessoas. E, no próximo dia 29, Aracati inaugurará moderno ginásio, com capacidade para oito mil pessoas. Ao mostrar, com êxito de audiência, as disputas de outros esportes, a TV Diário ampliou as ações que antes se limitavam ao futebol. E em 2007 haverá mais, muito mais.
Afirmação
Daniel Frasson me disse que, na medida do possível, irá colocar jovens valores no time principal do Fortaleza. Fez referência, por exemplo, ao atacante Osvaldo. Mas afirmou que terá todo cuidado para não queimar os
atletas. O aproveitamento será gradual, de forma estudada, segura. Isso é bom porque estimulará os jogadores de casa. Anderson também teve seu nome citado. É em instantes assim que os valores se projetam e ganham afirmação.
Lateral
Daniel Frasson lembrou a forma usada pelo Fortaleza para lançar o ala Amaral, que acabou sendo comprado pelo Palmeiras. Ele acredita que o correto é repetir o modelo, haja vista o êxito alcançado
Organização
Estou relendo a história da Fórmula 1, outro esporte de minha predileção. Mais uma vez, estou convicto de que o escocês Jim Clark foi o melhor de todos os tempos. Explico: além de criar o estilo de guiar praticamente deitado no carro, no seu tempo valia mais o braço e não o carro.
O De Sandro A. Silva (Burlington/New Jersey/EUA - e-mail - silvaagent1@verizon.net): “Também assisti ao jogo final do Mundial de Clubes (Inter 1 x 0 Barcelona) pela Fox Soccer Channel. Aqueles exatos 2 minutos no canto do campo do Barça foram mesmo geniais. Iarley mostrou-se frio e consciente ao segurar a bola com a maestria de poucos.”
Esta é a segunda mensagem que recebo, direto dos Estados Unidos, numa prova de que os conterrâneos não esquecem a terrinha. Haverá festa em Quixeramobim.
Agradável
Bati longo papo com José Dutra, que aqui está de volta para dirigir o Ferroviário. Conversa agradável. Dutra, além de grande conhecedor do futebol, tem histórias para contar. Sua vida no mundo árabe, quando lá foi treinador, é plena de emoções.
Trajetória
Em 1968, José Dutra dos Santos, técnico coral, foi zagueiro das seleções pré-olímpica e olímpica do Brasil. Atuou em nove partidas, sendo seis no Torneio Pré-Olímpico, clasificatório para a Olimpíada do México. Então o Brasil, orientado pelo técnico Marão, perdeu para a Espanha (0x1), empatou com o Japão (1 x 1) e empatou com a Nigéria, 3 x 3. (Dados de Airton Fontenele).
Jovem
Evandro Leitão, novo diretor de futebol do Ceará, quer uma média salarial compatível com o futebol cearense. Nada de salários de 80 ou 60 mil. Nem pensar. “A realidade cearense não comporta isso”, disse.
Aleluia
Renovação confirmada, Aleluia será mais uma vez o homem de referência do Ceará a partir da meia-cancha. O perfil da equipe está sendo traçado de forma coerente. Tem Adilson, Arlindo Maracanã, Mazinho Lima, Reinaldo Aleluia.
Natal
O “Debate Bola”, especial de Natal, às 10 da noite de domingo próximo, pela TV Diário, fará homenagem a Dimas Filgueiras, Rinaldo, Lúcio, Adilson, Aleluia, Iarley e Falcão (Futsal). Participações exclusivas de Daniel Fransson, José Dutra e Evandro Leitão. O programa não se limitará ao futebol. Abordará temas variados.
"Escute tudo o que lhe for dito. E depois tire as suas próprias conclusões."
José Dutra, conversando com Frasson
Técnico