Tapete vermelho
Talentoso Clodoaldo. O melhor dos últimos tempos. Tapete vermelho estendido para a fama. Pisou no tapete. Pisou na bola. Escorregou no tempo. Pernas para o ar. Talento. Lento. Mas já foi veloz. Nos bons tempos, soube se antecipar. Quebrou a coluna vertebral de brutamontes. Os contratempos da vida o fizeram perder o que mais admirável tinha: a arte de ludibriar os adversários, num ilusionismo só visto nos gênios da bola. Ilusão. Clodoaldo está jogando fora os últimos lampejos do dom que lhe foi dado por Deus. Ingrato. Indiferente à torcida e ao pedido dos amigos, Clodoaldo segue brincando com a vida. Ainda assim, se quiser, tem condições de dar a volta por cima. Do tapete vermelho para o tapete verde. Deste para a recuperação. Ou não. Quem sabe?
Melhor do mundo
Opinião unânime entre os atletas de futsal: é impossível marcar Falcão, o melhor jogador do mundo na modalidade. São necessários dois homens para combatê-lo, pois um tem de ficar na sobra. Essa situação abre espaço para os demais. Falcão é genial. O Jaraguá, sem Falcão, vira time comum.
Gerações
Realmente, Falcão, do Jaraguá, é fora de série. Mas quem, como eu, viu uma geração que teve Zé Milton (Pelé do futebol de salão), Fernandinho, Leonel, dentre outros, não fica tão espantado assim. O futsal cearense já produziu craques inigualáveis. Apenas na época não havia a visibilidade (TV) de hoje.
Posições
Com Adilson e Reinaldo Aleluia confirmados, o Ceará manteve exatamente os dois jogadores que fizeram a diferença este ano. Tanto é verdade que disputaram voto a voto a indicação na escolha do melhor jogador do ano. Um ótimo atleta no gol, outro ótimo no ataque. É por aí.
Mundial
Se Ronaldinho Gaúcho for campeão mundial com o Barça, amanhã, alguém tem dúvida de que ele será eleito o melhor dos melhores, senhor dos senhores, jogador dos jogadores? Para mim, o melhor de 2006 é Zidane
Decisão
TV Diário mostra ao vivo, logo mais às 16h30min, a final do Suburbão 2006, evento promovido pela Sejuv. Alevive e Aracapé disputarão o título da competição que envolveu 35 ligas e mais de 100 equipes. Narrarei. Comentários de Sérgio Pinheiro. Análise da arbitragem com Dacildo Mourão. Reportagens de Lúcio Filho.
Sorteio
Hoje, às 11 horas, no Debate Bola da TV Diário, a Ligaffi sorteará o árbitro que apitará a final do Suburbão. Farão parte do sorteio os árbitros Hernane Júnior, Carlos André e José Iranildo.
Em dia
Jefferson, goleiro coral, mandou-me e-mail no qual demonstra sua alegria de jogar num time que paga em dia como Ferrão. Mas também falou dos apertos em outros clubes por onde passou, pois os salários atrasavam até três meses. E apontou as razões pelas quais as coisas terminam na Justiça.
Visita
Bechara, de férias, está em Fortaleza revendo amigos. Ele experimenta ótima fase no Odense, da Dinamarca. Seu time disputa as eliminatórias da UEFA. E Bechara tem recebido fartos elogios da crônica esportiva dinamarquesa. Mais um cearense que brilha na Europa.
Notas e Notas
De Edenilo Baltazar Barreira Filho: “Para times pobres como os nossos, a saída é prata local. Mas não podemos satanizar jogadores de fora. No Internacional que disputa a final do Mundial de Clubes, só há três de casa: Renan, Luís Adriano e Marcelo Boeck. ••• De José de Arimatea dos Santos (Santa Luzia do Oeste/RO (e-mail: arimatea101@hotmail.com): “Desejo tudo de bom para você e sua família. Que você comente grandes vitórias do futebol cearense, com Ceará e Fortaleza subindo para divisão principal do Brasil.´ ••• De Leonardo Monteiro Almeida (Aldeota): “Parabéns ao Ferroviário pela campanha na série C. Faltou pouco, mas um dia a gente chega lá.”
"Bons profissionais implicam em campo social maior que campo de futebol."
Gavillan