Tendência
A eleição do novo conselho deliberativo do Fortaleza, resultou na vitória da chapa Santana Têxtil, encabeçada por Mário Henrique Farias Costa, que conquistou 264 votos. Grande maioria. Agora, virá a fase mais importante: a escolha do novo presidente do clube. A expressiva votação alcançada pela chapa vitoriosa (a Chapa Fares Lopes teve 57 votos e a Chapa Ayrton Rebouças somou apenas 27) estabeleceu claramente a tendência a favor de Marcelo Desidério. De certa forma, os analistas mais chegados à vida interna do Leão fizeram prognóstico bem próximo da realidade. E, assim, não foi surpresa a manifestação dos sócios proprietários que compareceram às urnas. Volto a bater na mesma tecla: mais importante que a eleição será a união de todos os tricolores após o pleito.
Copa
Ainda hoje a torcida do Fortaleza não engoliu aquela desclassificação da Copa do Brasil, dentro do Castelão, diante do Atlético Mineiro, quando o Leão jogava pelo empate. Agora os tricolores pegarão o Sampaio Correia do Maranhão. A experiência citada não mais permitirá surpresa.
Encantos
A Copa do Brasil tem seus encantos, mas também desencantos, já pelo traiçoeiro sistema mata-mata. A rigor, porque no início do ano, pega a maioria dos times em formação. Quem se arrumar primeiro levará vantagem. Aviso aos interessados.
Mundial
Como todo brasileiro, começo o dia atento ao jogo desta manhã em Tóquio, entre Al-Ahly x Internacional, válido pela semifinal do mundial de clubes. Três cearenses lá: Edglê, Iarley e Ceará. Estou confiante numa vitória do Inter.
No Ferrão
Além dos três cearenses citados, também torço pelo goleiro Clemer, que jogou no Ferroviário, antes de atuar no Flamengo do Rio e no Internacional, onde já está há bastante tempo. Se sou torcedor do Inter? Não. Nem do Grêmio. Torço pelos brasileiros.
Referência
Por falar em Ferroviário, Celso, ex-Ferrão foi campeão mundial de clubes pelo Porto de Portugal. Iarley, ex-Ferrão, foi campeão mundial de clubes pelo Boca da Argentina. Nasa, ex-Ferrão, foi vice mundial de clubes pelo Vasco. Ótima referência coral.
Artilheiro
Do leitor José Gonzaga: ”Li na revista Placar do mês de Dezembro que o artilheiro do campeonato sueco foi o cearense Ari. Sim, aquele que jogou no Fortaleza. Ele tem apenas 20 anos. Quando os dirigentes vão dar chances aos valores cearenses?”
Detalhes
O jornalista Felipe Silva, de Florianópolis, acrescenta: “O brasileiro Ari é o artilheiro do Campeonato Sueco, com 15 gols. Paulinho Guará, do Hammarby (ex-Atlético/MG) e Wilton Figueiredo, do AIK (ex-São Paulo e ex-Ceará), têm 11 gols cada e dividem a 3ª posição.”
Acordo
Artistas e desportistas chegaram a um acordo sobre o projeto que cria incentivos fiscais para investimento nos esportes. Houve tempo quente entre Ney Latorraca e Hortência, mas tudo terminou bem. Votação no Senado será terça-feira próxima.
Notas e Notas
Meus pêsames ao amigo Antonio Góis pela morte de sua esposa, Célia. Condolências, igualmente, aos demais familiares. A perda de um ente querido é sempre motivo de reflexão. Que a força de Deus a todos ilumine. E que cada um siga no melhor sentimento cristão. ••• De Francisco Carlos da Silva (Itaperi): “Gostaria de ver uma matéria em sua coluna sobre o time do Nacional, que foi extinto na década de 60. Aqui nos Correios ainda trabalha um dos atacantes da época: César Peixoto. Você lembra do episódio em que se envolveu com o zagueiro do Ceará, Alexandre?” ••• Alô, Francisco Carlos! Se o César tiver fotos da época, divulgarei com prazer.
"Jogadores de futebol só querem saber de direitos, nunca de deveres."
Flávio Prado, criticando jogadores da Ponte Preta