Matéria-387735

América

Nome de novela, de times (América de Fortaleza, de Natal, de Minas, do Rio). Nome de continentes: América do Norte, América Central, América do Sul. Tem a Libertadores da América. Há os salvadores do América/RN. Aliás, o América de Natal vai passar o Natal em dupla festa: a religiosa e a do futebol. Ganhou. Está na Série A. Começou vacilante. Acertou o passo. Fez ajustes. Subiu. Melhor feito foi garantir a vaga em pleno Mineirão diante do poderoso Atlético/MG. América que foi da primeira, da segunda e da terceira. América que fez a viagem de volta: da terceira, da segunda e da primeira. Lição para muita gente e muitos clubes. Caminho a ser seguido. Hoje, o Rio Grande do Norte, com muito orgulho, está no patamar mais alto do futebol nacional. Com mérito. América, América, América!

Elenco

Eis o grupo que levou o América à Série A: goleiro - Amaury; zagueiros - Fernando Lombardi, Márcio Santos e Robson; laterais - Adriano Peixe, Eduardo, Vainer; volantes - Du, Joelan e Luís Maranhão; meias - Leandro Sena, Paulo Isidoro, Renatinho e Souza. Atacantes - Diego, Geovane e Max.

Média

Bons jogadores do América/RN, alguns bem conhecidos do futebol cearense. Funcionou o planejamento. Sim, houve vacilos, mas logo superados, como a derrota para o Santo André no Machadão, o que quase lhe custou a vaga. Detalhe importante: 25 anos a média total de idade do grupo.

Outros

Se o Ceará quiser subir para a Série A em 2008, taí um mote para ser estudado. Atlético/MG, Sport e Náutico também são modelo para análise.

Próprio

Já o Fortaleza não precisa estudar modelo de ninguém, pois em duas oportunidades conseguiu subir para a Série A. Tem modelo próprio pelas anteriores experiências. Mas deveria, como referência, observar a média de idade do América/RN.

Observador

Tenho acompanhado as turbulências no Ceará. Uso de isenção como a ética recomenda. Além disso, as questões políticas sempre são muito carregadas de interesse particular. Entendo que o Ceará deveria estar acima, bem acima, dessas divergências.

Eleição

O mesmo faço com relação ao Fortaleza. Jamais assumiria o papel de defensor de candidatura. Os homens que definem o destino do Leão são adultos o suficiente para escolher o que for melhor, de acordo com suas convicções.

Casamento

O cearense Raul, que está bem no Goiás, ali permanecerá a pedido do técnico Geninho. Hoje é um dia especial para Raul: às 19h30min, na Igreja Batista Peniel (Rua Assunção, 939), ele casa com sua querida Sammyra. Ao casal, paz, amor, saúde, felicidade.

Viagem

No Aeroporto Pinto Martins, o atacante Lúcio disse ao repórter José Maria Melo que falta apenas confirmar a data da viagem para a Turquia, pois no mais está tudo acertado. Tomara que no dia não haja tanto atraso nos embarques.

Notas e Notas

De Jaime Neto (jnpinhei@uol.com.br): “Sou torcedor do Vozão e gostaria de contribuir com o time. Entretanto, eu e vários amigos estamos impossibilitados de contribuir, com receio de os fundos não serem devidamente aplicados no clube. É de suma importância a clareza na administração para que o Ceará tenha a ajuda financeira de torcedores e conselheiros.” ••• De Márcio Alexandre (Catolé do Rocha/Paraíba: “Além de parabenizar a TV Diário pela cobertura das finais do Estadual de Futsal, também parabenizo o jogador Gil, filho da nossa terra, pelos dois títulos conquistados com o Afagu/Russas, ou seja, campeão cearense e campeão da Liga Nordeste. Valeu, Gil!”

"É uma canção que canta mil amores. Enfim, cantou América, América."
Um trecho do Hino do América de Natal