Futsal empolgante
A chamada está mais para a coluna do Sílvio Carlos que para a que escrevo. Talvez até mais adequada à página de amadorismo. Mas não é bem assim. A conquista do Afagu/Russas, já pela apoteose do título cearense e o da Liga do Nordeste, pode ocupar todos os espaços. Sai dos limites do esporte amador porque também política, educacional, social e econômica. Política, porque inserido no projeto de apoio da municipalidade; educacional, porque integrada ao Colégio Raimundo Pelópidas; social, porque movimenta todos os segmentos de Russas; econômica, porque gera receita indireta ao município. O que eu vi em Russas foi um dos mais belos acontecimentos deste ano. O povo integrado pelo esporte e unido no melhor sentimento participativo. É o futsal outra vez empolgante.
Narração
Tive a alegria de voltar a narrar futsal, após anos longe desse esporte. Lembrei as grande coberturas que fiz ao tempo da vitoriosa e imbatível seleção cearense, de Luciano Frota, Plácido, Fernandinho, Zé Frota, Zé Milton, dentre outros ídolos da década de 60.
Brilho
O Afagu/Russas trouxe de volta o brilho às quadras com atletas de alta qualificação como Glauber, João Paulo, Gil, Flávio, Deivid, Netinho, Beto, Fábio, Leandro Arley, Rafinha e Bang. Um timaço. Por isso mesmo campeão do Nordeste e campeão estadual. Tudo sob o comando de Elivésio Fernandes.
Mérito
O Ceará, vice-campeão, também teve muitos méritos, com jogadores igualmente qualificados. Foi brioso e digno. Soube perder e respeitar os vitoriosos. Parabéns.
Elenco
No Ceará, impressionou-me o goleiro Goteira, com suas defesas monumentais. Também são bons jogadores Cadu, João Paulo, Júnior, Abdel, Silas, Marco Antonio, Maicon, Márcio Gasolina, Maranhão e Erick.
Dois assuntos
As notícias no futebol profissional escasseiam. Tempo de vacas magras. Só dois assuntos prenderão as atenções dos desportistas: o novo julgamento do caso Ceará/Preto/Paulinho e a eleição no Fortaleza. Fora isso, lingüiça.
Julgamento
Mais uma vez, o Ceará no banco dos réus do STJD. Agora, no Pleno. Pleno. Se pleno, total, absoluto, definitivo. E deverá ser o último. A não ser que inventem o recurso do recurso no Super do Pleno. Loucos. Tudo é possível, gente.
Determinado
João Quevedo, que agora concorre à presidência do CD do Fortaleza, foi meu colega de turma na Faculdade de Direito da UFC. Ótimo aluno e, lógico, ótimo advogado. A determinação é sua marca registrada.
Queda
João Quevedo é o mesmo que, contrariando a opinião da imprensa do Sul/Sudeste, desalojou do STJD, o intocável Luiz Zveiter. João dizia: “O desembargador Zveiter não pode acumular a função de magistrado da Justiça do Rio com a de presidente do STJD.” João provou que tinha razão. E o Zveiter em questão caiu.
Notas e Notas
De Elielder Silva de Abreu (Cidade dos Funcionários): “ A paz existente no Ferroviário se deve ao fato de todos estarem interessados no crescimento do clube. Os interesses pessoais passam longe da Barra. Já na concorrência...´ ••• De Chico Frazão: “Vejo nomes de prestígio canditados à presidência do Fortaleza. Não seria melhor que eles se unissem e fizessem um Fortaleza forte para voltar à Série A? Quando será que esses desportistas vão deixar seus interesses de lado e pensar num tricolor forte?” ••• De Lídio Neto: “ A AGAP-CE está completando 10 anos. E agradece ao titular da Sejuv, Guede Neto, o apoio para a realização de um torneio de futebol no Castelão, dias 16 e 17 próximos.
"Agradeço a TV Diário porque ela levou novamente o futsal cearense para o Brasil."
Elivésio Fernandes, técnico do Afagu/Russas