De olho em 2008
O Fortaleza cumpre amanhã sua última jornada de 2006. Enfrenta o Grêmio/RS. Nos dois jogos passados, sob o comando de Daniel Frasson, o Leão se houve bem. Produziu melhor e mostrou espírito de luta. Garra, que andou ausente na maior parte da competição. Nova imagem trazida pelo estilo Frasson, que me lembra Dunga, técnico da Seleção Brasileira, e Luciano Frota, combativo jogador que brilhou no Fortaleza e no América/CE na década de 60. O Fortaleza deve seguir a lição do seu adversário, o Grêmio. Os gaúchos caíram para a Série B, mas em um ano deram a volta por cima. Só chora rebaixamento quem não tem forças para lutar e pensa que a “B” é condenação eterna. O Leão tem tudo para subir outra vez em 2007. Basta seguir os caminhos gremistas.
Sucessão
Tenho acompanhado com a atenção as manifestações dos que disputam a presidência do Conselho Deliberativo e a presidência do Fortaleza. Até aqui, tudo de forma serena, equilibrada, respeitosa. E bom mesmo que assim seja até o fim.
Avaliação
A crítica à gestão Ribamar Bezerra é natural, haja vista o insucesso em campo. Mas nenhum outro presidente investiu tanto no clube quanto Ribamar. E mais: não deixará sequer um abacaxi para seu sucessor, pois em dia todas as obrigações. Um exemplo que tem de ser avaliado positivamente.
História
Pleiteiam a presidência tricolor Alexandre Borges, Marcelo Desidério e Roberto Rebouças. Três nomes bem conhecidos da sociedade cearense. Rebouças tem a seu favor a lembrança do trabalho de seu pai, Airton França Rebouças, um dos maiores tricolores da história do clube.
União
A disputa no Leão envolve forças poderosos. Luta de gigantes, digo. Só espero que, após o pleito, todos se unam, sem ressentimentos.
Seleção
Minha Seleção Série A 2006: Rogério Ceni (SP), Paulo Baier (Pal), Fabiano Eller (Inter), Marinho (Cor) e Jadilson (GO); Mineiro (SP), Renato (Fla), Edmundo (Pal) e Morais (Vas); Iarley (Inter) e Aloísio (SP).
2005
Minha seleção 2005 foi: Fábio Costa (Cor), Cicinho (SP), Lugano (SP), Gamarra (Pal) e Jadílson (GO); Marcelo Mattos (Cor), Mineiro (SP), Petkovic (Flu) e Juninho Paulista (Pal); Rafael Sóbis (Inter) e Tevez (Cor).
Série B
Não montei ainda a minha seleção Série B 2006. Mas com certeza um nome estará incluído na formação que farei. Trata-se de Reinaldo Aleluia, já pelo que representou para a reação do Ceará na fase de recuperação.
Sucesso
Paulo César Norões está tendo um 2006 excelente: sucesso na Rede Globo, show de cobertura na Copa da Alemanha e, agora, êxito na cirurgia a que se submeteu. Ano para comemorar. Por isso, manda celebrar missa em ação de graças, amanhã, às 10 horas, na Capela do Colégio Santo Inácio. Convida os amigos.
Notas e Notas
De Pedro Jorge Pinheiro (Mucuripe): ´Carlito Tevez nega-se a usar Camisa da Seleção Brasileira. Quem é ele para usar esta camisa? Tevez deveria se enxergar. Camisa da Seleção Brasileira não é a camisa do Corinthians e muito menos a da Seleção Argentina.´ ••• De Pedro Henrique Moreira de Souza (Carlito Pamplona): ´Agradecimentos ao Paulo Wagner pelo ótimo trabalho realizado na diretoria do Ferrão.´ ••• De Robson Mendonça (Fortaleza): “Você mostrou uma foto do Renato Aragão com Ovídio Silva, Dayron Mourão e Dager Mourão. A camisa que o Renato usa seria a do Fortaleza?” ••• Alô, Robson! Como a foto não é colorida, fiquei sem saber. Mas parece ser mesmo a do Fortaleza.
"Os clubes perdem muito com essa Lei Pelé. A fonte de renda era a venda de jogadores. E isso acabou."
André Heleno, diretor de futebol da Portuguesa/SP