Matéria-385215

Decisão

A TV Diário mostra hoje, às 21h30min, com exclusividade, Afagu/Russas x Ceará, direto de Horizonte, primeiro jogo da decisão do Campeonato Cearense de futsal. É o futebol de salão local ganhando visibilidade nacional na telinha do 22. O Afagu está no embalo de seu êxito na Liga Nordeste e no certame cearense, onde disputou 19 jogos e ganhou os 19. Impressionante. Tem valores como Francisco, Alberto, Reginaldo, Juliano e Glauber. O Ceará tenta o tetra, marca só alcançada por Sumov e América. O Vozão tem Alan, Aloísio, Toni, Júnior, Márcio Gasolina, jogadores de boa qualificação. Em 19 jogos, o Ceará perdeu dois, exatamente para o Afagu/Russas. Mas os alvinegros acreditam que a presença da torcida (Cearamor confirmou) poderá fazer a diferença em Horizonte.

Desafio

Taí o Ferroviário diante do jogo de sua vida, como dizem alguns torcedores. Analisei o comportamento fora de casa, nas diversas fases da Série C. Nas três fases anteriores, o Ferrão conseguiu três vitórias fora de casa, ou seja, uma em cada fase.

Vitórias

Na primeira fase da Série C, o Ferroviário ganhou do Potiguar em Mossoró por 2 a 1. Na segunda fase, ganhou do Vitória no Barradão por 3 a 2. Na terceira fase, ganhou do Rio Negro em Manaus por 2 a 0. Também fora conseguiu empatar com o Treze (1 a 1), Confiança (2 a 2) e Porto (0 a 0).

Dificuldade

O problema coral fora de casa começou na quarta fase da “C” (Octogonal), onde não conseguiu uma vitória sequer e sofreu goleadas. O máximo que obteve foi um empate com o Treze (0 a 0), no Amigão.

Preocupação

No octogonal, o Ferrão perdeu fora para o Ipatinga (1 a 0), Bahia (4 a 1), Brasil (3 a 0), Criciúma (4 a 0) e Vitória (4 a 0). Sofreu 16 gols e marcou apenas um. Como terá de ganhar do Barueri, vem daí a grande preocupação pelo fraco desempenho fora.

Decisão

Como decisão tem característica própria, isolada da campanha, há esperança de reviravolta coral. Lira terá de passar seu espírito guerreiro e dar a confiança que andou ausente nas goleadas. A missão coral é difícil, mas possível.

Nomes

Marcelo Freitas, José Aldir, senador Luiz Pontes, Daniel Figueiredo, João Belfort Neto, Geraldo Teixeira, Vanor Cruz, Davi Cruz, Osvaldo Montenegro, Fernando Silva e Tarcísio Correia são os novos integrantes da Chapa Fares Lopes, que concorre ao Conselho Deliberativo do Leão. Cláudio Pessoa encabeça a chapa, tendo como vices João Quevedo e Franzé Gomes.

Reformulação

No Ceará, pausa para reformulação. Dimas Filgueiras, o maior conhecedor da vida alvinegra em todos os segmentos, é a pessoa mais autorizada a falar sobre o assunto.

Ousadia

O projeto do Ceará para 2007, na minha opinião, tem de ser ousado, ou seja, subir para a “A“ em 2008. Se assim não for, será bater na chata mesmice de todos os anos.

Notas e Notas

O presidente do Conselho Deliberativo do Fortaleza tem base estatutária para anistiar os débitos dos sócios proprietários em atraso. Ele analisa com o dr. Marcos Augusto, que coordena essa parte, a possibilidade de uma anistia ampla para que o pleito seja mais aberto ainda. O pagamento da taxa é exigido do sócio proprietário. ••• No Fortaleza, conselheiro que assume lugar na diretoria executiva fica desobrigado de pagar a contribuição ao CD, assim como os ex-presidentes. ••• Edilson José foi o homem forte do Fortaleza na subida para a Série A, quando a Santana Têxtil patrocinava o clube. Foi diretor, tesoureiro e executivo. Atendendo convite de Agapito Jorge, neto de Alcides Santos, fundador do clube, Edilson aceitou e vai fazer parte do novo conselho. Agapito também integra o novo CD.

Dez jogos finais servirão só para cada clube trocar abraços de Feliz Natal e Ano Novo.
Fernando Soléra, sobre a rodada final da Série A