Matéria-1321747

Estrago irreparável
Árbitro de futebol, quando incompetente, tem o poder de destruir não apenas um jogo, mas todo um projeto ou planejamento anual de um time de futebol. Árbitro ruim é comparável a um cancro maligno no organismo do esporte. É um tumor fétido a transmitir podridão pelos estádios onde atua. Pior que árbitro incompetente é quem o escala. O árbitro Márcio Chagas da Silva (RS) estragou a reação do Ceará. Foi um absurdo a expulsão de Potiguar no início da segunda fase diante do Figueirense. Com sua desastrosa decisão, Márcio Chagas desmontou o modelo tático do Vozão e influenciou no resultado final desfavorável ao Ceará. Pior de tudo: Márcio vai em frente, lépido e fagueiro.

Outro prejuízo
O Fortaleza também foi prejudicado pela arbitragem. O árbitro Claudio Francisco Lima e Silva (SE), no jogo Treze 2 x 0 Fortaleza, deixou de marcar pênalti claro para o Leão. O atacante Waldison foi derrubado na área, mas Cláudio deixou seguir. Se marca, o jogo tomaria outro rumo e geraria momento psicológico favorável ao Leão.

Classificação
Os erros de arbitragem que influenciam nos resultados têm peso significativo na hora da classificação. Sem perceber o time perde três pontos "roubados" aqui, um ponto "roubado" acolá e, no final, por culpa dos árbitros incompetentes, deixa de alcançar o tão sonhado acesso. E isso vai ficando na mesma, sem soluções à vista.

Aperfeiçoamento
O zagueiro Potiguar, sem cartão amarelo, já é motivo de preocupação porque, não raro, usa força desproporcional nas disputas. Com cartão amarelo, deveria ter sido substituído no intervalo. Sei que no lance da expulsão não cometeu falta nem usou de força excessiva. O árbitro errou. Mas, pelo jeito de Potiguar dividir bolas, já seria previsível o risco de sua permanência em campo. Potiguar precisa ser trabalhado para adequar a sua energia a um combate sem precipitações. O próprio Potiguar deve buscar esse aperfeiçoamento. O que faço é uma crítica construtiva.

Desempenho
O goleiro Jailson, que substituiu Fernando Henrique, teve ótimo desempenho em Santa Catarina. Logo no primeiro minuto fez defesa espetacular que lembrou o próprio Fernando. Na fase final, Jailson fez outra defesa milagrosa. Durante o jogo todo mostrou-se seguro. Melhor para o Ceará que tem substituto à altura para Fernando.

Cadê o goleiro. Fortaleza x Rio Branco no PV. Leão pronto para as fotos. O goleiro João Carlos estava do outro lado, fazendo aquecimento. Vejam: Éslei e Marinho Donizete olham na direção de João Carlos, que não pode interromper os exercícios. Alguém gritou em tom de brincadeira: "Faz a foto sem goleiro mesmo"! Aí o Mitonho, nosso colega e fotógrafo, bateu na hora. Mais detalhes no blog victorhannover1blogspot.com.br

"Cuiabá e Sampaio Corrêa. Duas decisões pela frente. Mas, antes desses outros, teremos o Luverdense. Vamos focar neles e trabalhar forte nessa semana para nos sairmos bem".
Eduardo Luís
Zagueiro (no site do clube)