Ceará numa boa
O ambiente interno em Porangabuçu está ótimo depois das duas vitórias seguidas, sequência que o Vozão não havia conseguido este ano. Agora, numa boa (sem trocadilho), o alvinegro buscará a primeira vitória fora de casa. Só assim o time voltará a ter condições de ainda sonhar com o G-4. O ala Marcos cresceu muito de produção. Já na ala esquerda permanece a expectativa. Sobre o Boa, o Ceará o ultrapassará se obtiver vitória hoje. Ficará com o mesmo número de pontos e vitórias, mas o superará no saldo de gols. Daí a importância do jogo de logo mais.
Confiança. Ouvi as explicações do técnico Sérgio Soares sobre as modificações feitas para enfrentar hoje o Boa Esporte. Gostei. Coerente, quando explicou a ausência de Magno (poupado) e a entrada de Gamalho. Passou confiança.
Tranquilo
Sempre que chamado a atuar, o zagueiro Douglas há correspondido. Um reserva que nada fica a dever aos titulares. Aliás, até titular poderia e pode ser, já pela qualidade de seu futebol. Substitui Potiguar que pegou o terceiro cartão amarelo. Douglas é tranquilo.
Ausência
Magno Alves poupado. Estratégia na forma de escolher os jogos em que ele não deverá jogar. Na devida conta a qualidade do adversário. Agora caberá ao Léo Gamalho provar sua importância dentro do grupo. Taí o momento.
Perder fácil chance de gol é muito ruim. Como após a tempestade vem a bonança, espero que os gols venham outra vez". Mota - Atacante do Ceará
Show da TV Diário
Amanhã, domingo, às 15h45, futebol ao vivo e exclusivo pela TV Diário, que mostrará os dois jogos importantes da rodada: pela Série D, Tiradentes x Botafogo/PB, decisão que vale vaga para a Série C 2014. E às 18hs45, direto de Campina Grande, Treze x Fortaleza. No espaço entre os dois jogos, de 18h15 às 18h45, o Debate Bola.
Posição
Tudo tem seu momento. O desempenho de Guaru vinha alternando bons e maus momentos. Muito justa a chance dada a Danilo Rios que entrou bem no empate com o Brasiliense. Costumo dizer que o jogador se escala, quando, aos olhos de todos, encanta pelo bom futebol. Guaru é bom jogador. Saberá aguardar o momento da retomada.
Leitura
Luís Carlos Martins fez precisa leitura do Treze, adversário do Fortaleza amanhã. Coincidiu com a análise que anteontem fiz sobre o time paraibano que vem de ótima reação com três vitórias seguidas (1 a 0 no Baraúnas, 1 a 0 no Luverdense e 1 a 0 no CRB (dentro de Maceió). O Treze tem padrão normal. É um time para ser respeitado, não temido.
Recordando. Estive no Detran/Maraponga. A equipe que trabalha com o jornalista Paulo Ernesto Serpa é simpática e atenciosa: Antonia De Jesus, Liana Barreto, Carla Viana, Carlos Félix e Rigomar Diniz. Fiquei feliz ao reencontrar a querida Liana, filha do saudoso Mena Barreto. Em 1965, Mena fez a primeira gravação do teste a que me submeti na Rádio Uirapuru. Mena tinha o maior arquivo de gols do Estado, com vozes inesquecíveis de narradores e comentaristas famosos como Jaime Rodrigues, Ivan Lima, Palmeiras Guimarães, José Monteiro, José Santana e José Cabral, dentre outros. Lamentável que, quando Mena Barreto morreu e a emissora foi vendida, sumiu o arquivo que continha essa preciosa memória do rádio cearense.