Confronto Direto
O Treze é um tradicional clube da Paraíba que também alcançou boa reputação no futebol nordestino. Sua atual formação não é bem conhecida dos cearenses: Éder, Hudson, Negretti (Pitty), Marco Tiago e Júnior Barbosa; Sapé (Escobar), Rodrigo Celeste, Anderson Paim e Cristian (Téssio);
Tiago Chulapa e Túlio Renan. O técnico é Luciano Silva. Mesmo assim, sem estrelas, o crescimento do Treze surpreendeu nas três recentes rodadas, quando encaixou três vitórias seguidas e faturou nove pontos. A mais importante foi a que aplicou no vice-líder, o Luverdense pelo placar de 1 a 0. Um time em ascensão que exigirá do Fortaleza atenção máxima.
Ajuste de contas
O Tiradentes fará seu mais importante jogo neste domingo no PV diante do Botafogo/PB, valendo ascensão à Série C. Basta vitória simples (1 a 0). Mas o Tigre, se quiser ficar com a vaga, terá de jogar muito mais do que mostrou no empate com Sergipe e mais do que mostrou diante do Botafogo em João Pessoa, onde sofreu dois gols e teve sua trave carimbada quatro vezes. Um ajuste de contas. Tigre pede apoio à torcida cearense. Terá.
Contratações
Duvido que o torcedor cearense seja capaz de contar exatamente quantos jogadores já foram contratados fora do estado pelos clubes cearenses que disputam as diversas séries do futebol brasileiro. Será um desafio. E, tudo isso, sem conseguir sequer uma acentuada melhora de qualidade. Investimento pesado com retorno duvidoso. Nesta parte vale a esperteza de empresários que sabem muito bem como empregar seus pupilos...
Ocupando espaços
Ferroviário de volta à mídia. Na estreia pela Copa Fares Lopes, vitória (2 x 0) sobre o Terra e Mar de Marquinhos Capivara. Hoje, às 20hs30, no PV, pega o Tiradentes. Aliás, o Tigre de olho mesmo no jogo de volta com o Botafogo (Estrela Vermelha da Paraíba). Ferrão poderá tirar proveito disso. No time coral, alguns bons jogadores que conheço como o goleiro Fernando Júnior, Vagno Pereira e Jack Chan. O técnico Julinho Camargo, que não comandou o time na estreia, retornou de São Paulo e comandará o grupo nesse segundo compromisso.
Ex-atletas no encerramento do curso Capacitação Profissional para Técnico de Futebol promovido pela AGAP - Associação de Garantia ao Atleta Profissional. A partir da esquerda: Cristiano Santos( Memofut) Leandro Sousa (Comentarista esportivo) professor Wilson Couto, Reginaldo (ex-atleta) Nonato Dias, Celso Gavião ( ex-atleta e presidente da AGAP) Alexandre ( ex-atleta) e Orlando Silva.
Vantagem
O cearense Marcelo Vilar, técnico do Botafogo/PB, neutralizou a vantagem do Tiradentes para o jogo de volta. Agora o Bota precisa apenas de um empate para ganhar a vaga. O mérito de Marcelo foi a postura tática, que promoveu a virada (2 x 1). Mas que Marcelo não se iluda: o gol de Índio, que o Bota sofreu, pode fazer a diferença, pois permitirá ao Tigre ganhar a vaga com vitória simples por 1 a 0. No primeiro round entre Marcelo e Danilo, o primeiro venceu.
Fenômeno
Sebastian Vettel, alemão, o mais jovem campeão mundial de Fórmula 1 em 2010, o mais jovem bi (2011) e o mais jovem tri (2012). Ganhou também o recente GP da Itália. É o novo fenômeno. E pode estabelecer mais um recorde este ano: ser o mais jovem tetra da categoria. A seguir assim, acabará batendo também o recorde de sete títulos de Michael Schumacher. Detalhe: Vettel vem ganhando limpo. Já Michael Schumacher para ganhar corridas foi desleal muitas vezes.
"Na luta contra a violência nos estádios, não pode passar impune a atitude de Washington, do Brasiliense. Ele, após o gol que marcou, saiu provocando toda a torcida do Fortaleza”.
Osmar Baquit
Presidente do Fortaleza (No Debate Bola - TV Diário).