Matéria-1314718

Nova contagem

Não começa do zero o returno do Brasileirão, mas gera a sensação de início, onde teoricamente se admite recuperação absoluta. Assim o Ceará trabalha coração, mente, corpo e alma para os próximos desafios. Quis o destino que esse jogo viesse para o PV, onde o torcedor se sente mais dono, mais em casa, mais à vontade. Vejo o Ceará em franco progresso. Não inda não no patamar desejável, mas, de qualquer forma, avanços que poderão devolver ao clube ao confiança tão desejada. Hoje será um divisor de águas: se ganhar, embala; se tropeçar, incógnita outra vez.

Voltas da vida. Em junho, Sérgio Guedes foi contratado pelo Ceará. Em agosto, demitido. Hoje, dois meses depois, já no comando do São Caetano, vem enfrentar o Ceará. Vida de treinador é mesmo vida cigana.

Recordando. 1941: inauguração do Estádio Presidente Vargas. De lá até hoje, o mais querido estádio cearense. Incontáveis vezes decretaram a aposentadoria do PVzinho de açúcar. Mas ele bravamente resistiu. E aí está outra vez palco de jogo do Ceará, embora o alvinegro tenha contratado de exclusividade com o Castelão. O PV, da Gentilândia é "imorrível". Em 1973, com o advento do Castelão, anunciaram o fim do PV. Ledo engano. Em 1980, na reforma do Castelão para a vinda do Papa João Paulo II, outra vez aposentaram o PV. Outro engano. Agora está aí o majestoso Castelão. Sim, mas com o show da cantora Beyoncé no Castelão, onde o Ceará foi encontrar espaço e abrigo? No PV de açúcar, da querida Gentilândia.

Contraste

O Ceará vem de quatro jogos sem perder. O São Caetano, que está na zona maldita, vinha de quatro jogos sem ganhar: só perdia. Mas, na rodada passada, quebrou a sequência negativa: meteu 3 a 0 no Asa. O cearense Siloé faz parte do grupo, mas no banco.

Ciganear

O técnico Sérgio Soares, hoje no Ceará, treinou o São Caetano em 2009. Portanto enfrentará seu ex-clube. O verbo ciganear é mesmo o mais conjugado pelos técnicos: vão pulando de clube em clube como pássaros, de galho em galho.

Três pontos

Aumentará sobremaneira a responsabilidade do Fortaleza a cada vitória dos seus concorrentes sobre o Rio Branco/AC. O Leão só poderá neutralizar a diferença se, nos confrontos diretos, bater nesses concorrentes, já a partir do Santa. A vitória do Águia sobre o Rio Branco mostrou a mexida na classificação. O Leão não pode mais falhar.

Selecionadas

Amanhã, em Brasília, amistoso Brasil x Austrália. De 1988 a 2006, seis jogos entre seleções principais. Vantagem brasileira: quatro vitórias, um empate e uma derrota. O Brasil marcou 11 gols e sofreu apenas um, exato no dia da única derrota que aconteceu em Ulsan, na Coreia do Sul, pela Copa das Confederações. (Dados de Airton Fontenele).

Sorriso

Bola tricolor, emblema tricolor e o sorriso franco, de quem está bem adaptado à nova casa: Heleno, volante de marcação forte. Pode ser que eu me engane, mas faço a seguinte leitura: quando Heleno entrar, Esley subirá de produção. Motivo simples: com Heleno na proteção, Esley estará livre para subir e ficar mais à vontade. Vamos conferir na prática.

"Estamos numa sequência de quatro jogos sem perder. Isso dá confiança ao grupo para o jogo de amanhã contra o São Caetano".

Sérgio Soares

Técnico do Ceará.