Chegou a hora
O Ceará trabalhou dez dias à espera do maior desafio da Série B: o Palmeiras. Preparação meticulosa, estudada, pensada. Enquanto o alvinegro se preparava, o Palmeiras sofria dois reveses. O primeiro, com a desculpa do time misto, diante do Boa; o segundo, com o time titular, diante do Atlético/PR, que o eliminou da Copa do Brasil. Chega o Verdão abalado em razão do duplo insucesso. Mas, na minha avaliação, esses episódios passaram. Página virada. Aí está o Palmeiras com a história e tradição de um dos maiores times do Brasil. E assim deve ser encarado pelo Ceará hoje.
Meia página. De forma inusitada, Evandro Leitão teve reconhecido seu trabalho como presidente do Ceará. Mensagem de meia página no Diário do Nordeste, assinada por 121 conselheiros, pede que aceite mais um mandato. Isso não é um pedido: é uma reeleição.
Recordando. 1979. Tiquinho, autor do gol do tetra do Ceará em 1978. Aí numa pose descontraída, quando de um intervalo nos treinos em Porangabuçu. Tiquinho morreu em julho de 2009. Seu nome Onofre Aluísio Batista. Foi revelado nas bases do Botafogo do Rio de Janeiro. Teve também rápida passagem pelo Fortaleza. (Colaboração de Elcias Ferreira).
PenduradoO técnico Gilson Kleina, do Palmeiras, está pendurado após as duas derrotas (é de praxe). Se perder do Ceará, rua. Pior ainda: vem sem o zagueiro Vilson, que foi vendido para o Stuttgart. O Verdão, apesar da boa campanha na Série B, vive momentos intranquilos.
RetornoSe lamentável é a ausência de Lulinha e Léo Gamalho, o retorno de Mota devolve ao Ceará a força de finalização que Magno Alves reconhece ser a mais adequada, já pelo entrosamento, embora respeitando os demais substitutos. É verdade.
É grande a minha vontade de jogar. Estou pronto. Gostaria de acabar logo com essa angústia. Mas para tudo há o momento certo".
Heleno - Volante, agora no Fortaleza
Ao vivoO show da TV Diário, amanhã, começará mais cedo. Às 10 da manhã, o Racing Day, direto do Autódromo Virgílio Távora. Às 18h30, exclusivo, de Maceió, CRB x Fortaleza. Na sequência, 21 horas, o Debate Bola, com uma geral do dia esportivo.
No embalo
O CRB vai no embalo de sete jogos sem perder (cinco vitórias e dois empates), invicto com Roberval Davino. Mas repito uma observação: vi Santa Cruz 0 x 0 CRB. O CRB está ajustado sim, mas no mesmo padrão do Fortaleza. Nada capaz de assustar.
CondiçõesAs condições do Estádio Rei Pelé darão ao Fortaleza a oportunidade de sequência criativa que o campo de Marabá não deu. Com o retorno de Guaru, abre-se a expectativa de melhor trabalho na meia-cancha. Apesar de o jogo ser fora, ainda assim noto equilíbrio.
EstrelaGeraldo tem mesmo uma estrela que brilha. Chegou ao Icasa e já entra como titular hoje diante do Chapecoense, beneficiado pela ausência de Chapinha. A propósito, Geraldo já entrara bem no segundo tempo em Belém, na vitória sobre o Paysandu. Estrela é isso. E competência.