Linha de frenteO time que tem vocação para o gol geralmente assume os primeiros lugares. Na Série C, a liderança do Fortaleza tem tudo a ver com o artilheiro Assisinho, que já marcou 11 gols. E o vice-líder, Sampaio Corrêa, tem também o vice-artiheiro, Thiago Cavalcante, com 9 gols. Na Série B, o artilheiro é Bruno Rangel, que já assinalou 18 gols pelo vice-líder, o Chapecoense. E o vice-artilheiro. Marco Aurélio, do Sport (3º), marcou 11 gols. Sim, e o líder Palmeiras? Não tem o artilheiro, mas distribuiu bem a missão: Alan Kardec e Leandro marcaram 5, cada. Enquanto Vinícius fez 4 e Wesley fez 3. Quem tem artilheiro não raro posiciona-se entre os primeiros. É o caminho.
Recordando. Seleção Brasileira, campeã do Mundo de 1958 na Suécia. A partir da esquerda (em pé): Djalma Santos (falecido), Zito, Bellini, Nilson Santos e Gilmar (falecido). Agachados: Garrincha (falecido), Didi (falecido), Pelé, Vavá (falecido), Zagalo e o massagista Mário Américo (falecido). Dos 22 atletas do elenco, nove estão vivos. Detalhes no tópico "Selecionadas".
Força cearenseA torcida pelos clubes cearenses, Ceará e Icasa, aumentará sobremaneira no próximo dia 31, sábado. É que o Ceará pega o líder Palmeiras, enquanto o Icasa pega o vice-líder, Chapecoense. Na corrente da torcida estarão torcedores do Sport/PE, Paraná, Boa Esporte/MG, dentre outros, que não querem ver ampliada a margem de pontos que os dois primeiro já abriram sobre os demais. Não se surpreendam se a força cearense prevalecer.
Permuta de dadosOs técnicos cearenses, Danilo Augusto (do Tiradentes) e Marcelo Vilar (do Botafogo/PB) conversaram sobre seus futuros adversários na Série D. Troca de experiências e informações, pois Danilo enfrentará o Sergipe, time que Marcelo enfrentou e ganhou. Da mesma forma, Danilo passou dados do Central, que derrotou o Tigre. Os cearenses se entendem. Só não trocarão informações se Tigre e Bota se enfrentarem. Aí muda. Mudos.
Prancheta na mãoHoje, o técnico do Ceará, Sérgio Soares, terá o privilégio de ver em ação o Palmeiras, próximo adversário do Ceará. E num jogo de decisão de vaga pela Copa do Brasil, em Curitiba, diante do Atlético/PR. De camarote, prancheta na mão, anotará todos os detalhes. O Palmeiras, pela campanha e produção, está acima dos concorrentes. Mas há quem aponte fragilidades no Verdão, máxime após a apertada vitória sobre o Paysandu, quando passou sufoco para alcançar a virada. Ainda assim é visto por todos como o mais temido adversário.
Copa Fares LopesO zagueiro Erivelton, de passagens vitoriosos por Ceará, Fortaleza e Horizonte, é opção para os clubes que vão disputar a Copa Fares Lopes. Afirmo sem medo de contestações: Erivelton é melhor que muitos zagueiros da bolsa de conhecidos empresários. O futebol cearense continua cometendo equívocos e tropeçando na mesma pedra: não raro despreza os bons profissionais daqui e abriga gente de qualidade duvidosa, só porque vem de fora.
Selecionadas
Com os recentes falecimentos de Djalma Santos, De Sordi e Gilmar, somam treze os heróis do elenco da Copa do Mundo de 1958 que já nos deixaram. Antes já tinham falecido Zózimo (1977), Garrincha (1983), Oreco (1985), Castilho (1987), Didi (2001), Vavá (2002), Dida (2002), Mauro (2002), Joel (2003) e Orlando (2010). Estão vivos: Bellini, Nilton Santos, Zito, Pelé, Zagalo, Dino Sani, Moacir, Mazola e Pepe. (Dados de Airton Fontenele).
"O Sidney Moraes, com trabalho e resultado, tem silenciado seus críticos. É tão tranquilo que, com 36 anos de idade, comanda Geraldo que tem 39."Paulo César NorõesComentarista (na Verdinha 810)