Hora de somar
Mais três pontos certos para o Fortaleza. Antecipar isso será desrespeito ao visitante? Não. Ora, não é o grupo de jogadores do Fortaleza que diz isso. Quem está afirmando é o cronista. Corro, portanto, os riscos que as zebras provocam. Nada não. Farei uma mea-culpa se assim não for. Mas não quero acreditar que o Leão tropeçará diante do Rio Branco, já pela extrema diferença de estrutura, de qualidade técnica, de elenco, de campanha, de pontuação, de posição, de tudo. Não se trata de menosprezo senão de verdade cristalina. Se houver tropeço do Fortaleza será a zebra das zebras. Vejo, sim, a hora de o Leão somar mais três pontos certos. Com o devido respeito ao adversário.
Recordando. Década de 1990. Ceará. A partir da esquerda (em pé): Giordano, Gilmar Serafim, Gilberto, Jean, Airton, Victor Hugo, Edmilson, Ibernon Monteiro e o coronel Othon Borges. Na mesma ordem (agachados): Robertinho, Dema, Júnior Amorim, Paulinho Kobayashi e Lira. (Coleção de Elcias Ferreira). Observação: fiquei na dúvida se é realmente Victor Hugo.
Segunda faseTiradentes está em fase áurea na Série D. Goleiro Fábio Lima invicto. O Tigre líder, classificado e também invicto. Já de olho no mata-mata que começa no dia primeiro de setembro. Por enquanto, o Tiradentes ainda poderá dar uma ajuda ao Guarany/S. Se o Tigre ganhar ou empatar com o Central em Caruaru, deixará o Guarany em condições de ficar com a segunda vaga. Aí bastará ao Bugre em casa, no Junco, vencer seu jogo diante do Ypiranga. Taí a chance.
Notas & notasFábio Mota, conselheiro e diretor de publicidade do Fortaleza, aniversariou ontem. Recebeu justas manifestações de apreço. Parabéns. De presente ele quer, claro, vitória do Leão hoje. /// Novo técnico do Fortaleza, Luís Carlos Martins, pode fazer análise que Hélio dos Anjos, a meu ver, deixou passar sem melhor percepção: descobrir como explorar a capacidade de Dico e Maciel que, nos seus times anteriores, deram elevadas provas de competência.
CapacitaçãoExcelente a participação de atletas, ex-atletas, cronistas e desportistas em geral no Curso de Capacitação Profissional ora realizado pela AGAP/CE, que acontece no auditório do PV até 31de agosto. Aulas teóricas e práticas. Disciplinas: Ética no Esporte, História do Futebol no Brasil, Função de Técnico e Auxiliar, Medicina Desportiva, Fundamentação Tática e outras. Assisti à explanação sobre Ética, dada pelo ex-jogador, hoje professor Orlando Júnior. Nota 10, com louvor. De parabéns Celso Gavião, Cícero Capacete e demais da diretoria pelo êxito da atual gestão.
LágrimasMuitas vezes fiz observações positivas a respeito do atacante Jailson, autor de tantos gols bonitos e importantes para o Fortaleza. Recente decisão da diretoria afastou o jogador. Jailson chorou bastante ao saber do desligamento. As lágrimas do jogador comoveram os tricolores, mas nada pôde ser feito pelo jogador. Problemas existenciais teriam determinado a liberação do atleta. Força, Jailson. Você é bom. Tem todas as condições de dar a volta por cima.
Mudanças à vistaA União Cearense de Clubes promoveu um encontro anteontem no qual foi proposta completa reformulação do futebol cearense. Participaram 20 dos 24 clubes profissionais filiados (1ª, 2ª e 3ª divisões). Foi elaborada uma carta, enfocando todos os pontos, positivos e negativos. Essa carta (documento) será enviada para análise da FCF. Nela estão em detalhes todas as propostas apresentadas pelos clubes presentes. Resta saber a reação de Mauro Carmélio.
"Quando a mudança de treinador acontece em excesso, é ruim porque cada um tem um método de trabalho".
Sérgio Soares
Técnico do Ceará, mostrando como a interrupção de filosofia geralmente resulta em dificuldades