Matéria-1305068

Saber ganhar

Uma coisa é o time saber jogar. Outra coisa é saber ganhar. São pontos que se tocam, mas são diferentes. Na segunda fase dos jogos contra o América em Minas e contra o Sport em Recife, o Ceará soube reagir na fase final, mas não soube ganhar. Criou situações para vencer, mas não soube convertê-las. Deixou de trazer seis pontos que estiveram ao seu alcance. Hoje, com a ausência de João Marcos e Eusébio, preocupa o sistema de marcação. Mas o retorno de Vicente e Ricardinho anima o poder ofensivo. Hora de o alvinegro saber ganhar, máxime diante do Avaí, que sempre complica quando enfrenta o Ceará.

Lucidez. No jogo passado, a ausência de Ricardinho foi muito sentida. Hoje, com o retorno dele, diminui a responsabilidade que caiu toda sobre Rogerinho na partida passada em Recife e facilitou a marcação do Sport.

Adversário

Houve tempo de um tabu quando o adversário era o Avaí. Do atual grupo, só conheço Alê. Pouco importa. O time está num processo de retomada muito bom. Seu técnico, Hemerson Maria, comanda a equipe desde o dia 13 de junho. O Avaí é o 9º, com 22 pontos.

No embalo

O Avaí está há cinco jogos sem perder (quatro vitórias e um empate). Ganhou do Atlético/GO (1 x 0), do Paysandu (2 x 0), do Figueirense (3 x 1) e do Asa (2 x 0). Empatou com o Bragantino (1 x 1). É nesse embalo que recebe o Ceará.

"Em 2014 Ceará e Fortaleza poderão contar com o patrocínio da Caixa, mas até lá terão de cumprir uma série de exigências".

Danilo Forte
Deputado Federal, participante do encontro que encaminhou a questão

Expectativa

No Fortaleza segue a ansiosa espera de um futuro acordo com parceria que garantirá significativo aporte financeiro. Espécie de redenção justo num momento em que as reservas do cofre já trazem preocupação. Mas cuidado na hora de costurar o acordo.

Limites

Parceria requer definição clara sobre os limites dos poderes de cada um. Diz Renan Vieira que a caneta (poder) continuará com Osmar Baquit. E não poderia ser diferente. Mas é preciso definir também os limites da autonomia a ser dada ao departamento de futebol.

Vida de treinador

Heriberto da Cunha está no Vila Nova/GO. PC Gusmão no Atlético/GO. Vica foi demitido pelo Treze/PB. Nedo Xavier está no Boa Esporte. Zé Teodoro foi demitido pelo Náutico. Vagner Mancini está no Atlético/PR. Hélio dos Anjos demitido pelo Fortaleza.

Selecionadas

O Brasil, seleção principal, há 21 jogos não deixava de marcar pelo menos um gol. Na Basileia não marcou. Filipão, nesta sua segunda fase (7 vitórias, 2 derrotas e 4 empates), não ganhou na Europa em quatro jogos que comandou. (Dados de Airton Fontenele).

Recordando. 1969. Escolinha do Fortaleza, que vinha subindo para a formação profissional. Dorim, Pedro Basílio, Cícero, Nivardo, João Cunha, Iá, Maromba, Vanor Cruz, Clodoaldo, Josias e Alencar.