Matéria-1303670

Nova edição

Como será o Ceará hoje? Creio que pelo menos haverá disposição para a luta. Foi assim no jogo anterior, quando perdeu para o Atlético/GO. O time perdeu, mas lutou, quis. Ausências de Vicente e Ricardinho mexem em pontos essenciais. Mais ainda na ala esquerda, onde Vicente vinha sendo um dos melhores. Quanto a Ricardinho, fica uma dúvida sobre o substituto ideal. Eusébio faz a ala, onde jogou (e bem) no Horizonte. Mas Eusébio não é agudo como Vicente. De qualquer forma, é a melhor opção. No Campeonato Cearense deste ano, o então técnico do Ceará, Ricardinho, já fizera experiência assim. E dera certo. Sérgio Guedes simplifica: repete a solução que na época correspondeu.

Recordando. Década de 1980. No PV jogo Quixadá 1 x 1 Tauá, semifinal do Intermunicipal daquele ano. Na decisão por pênaltis, vitória do Quixadá. O goleiro Val, aí aparece dando entrevista, foi o grande destaque, pegando quatro dos pênaltis cobrados pela equipe de Tauá. (Do álbum dos ex-goleiro do Quixadá, Icasa e da Seleção Quixadaense, Val Tavares).

Embolou total

Só o Sampaio Corrêa abriu distância de três pontos a mais que os principais concorrentes (Cuiabá, Santa Cruz, Luverdense e Águia), todos com 17 pontos. Além disso, na cola destes estão Fortaleza e CRB, ambos com 16 pontos. Portanto, quadro embolado, confuso, indefinido. E daqui para frente cada jogo será uma decisão. A rigor nem o Sampaio, que é líder, tem margem suficiente para tranquilidade. Basta uma derrota para complicar.

Muçum

Quem vem arrebentando na "C" é o atacante Pimentinha, do Sampaio Corrêa. Baixinho, veloz, driblador, arrisco, escorregadio, ensaboado, liso que nem muçum. Ninguém segura o homem. Não sei como neste mercado globalizado, ainda não foi descoberto para alçar vos mais elevados. Aqui desembarcam jogadores todos os dias. Promessas e promessas e mais promessas. Será este Pimentinha uma ilusão? Pelo menos até o momento é realidade pura.

Adversário

O Sport, hoje, na Ilha do Retiro, mantém alguns atletas que aturam no Vozão. Cito o goleiro Magrão e o atacante Felipe Azevedo. O Sport é o terceiro do G-4, com 24 pontos. Na estreia, foi derrotado pelo Icasa em Juazeiro. Na Ilha perdeu dois jogos: um para o Bragantino (0 x 2) e outro para o Chapecoense (1 x 2). Compensou os insucessos com vitórias fora de casa. E reagiu na competição. Bom não esquecer que na Ilha o Sport ganhou do líder e poderoso Palmeiras (1 x 0). Duro desafio que permitirá nova avaliação sobre o time de Sérgio Guedes.

Versatilidade

Eusébio tem mais uma vez reconhecida a sua versatilidade, capaz de atuar com eficiência em várias posições. Mas agora cabe uma indagação: ele vinha bem no combate ao lado de João Marcos. Foi aliás essa composição que fortaleceu a proteção alvinegra que, antes de Eusébio, mostrava-se vulnerável. Com o deslocamento de Eusébio para a ala esquerda, abre-se a expectativa sobre o desempenho de seu substituto no combate.

Selecionada

Suíça x Brasil, amanhã, na Basileia. Ranking da Fifa: Brasil (9º), Suíça (15º). Seleções principais, de 1950 a 2006, sete jogos (três vitórias do Brasil, uma vitória da Suíça e três empates). É a quarta vez seguida que Suíça e Brasil enfrentam-se na Basileia. Nessa cidade, em 1989 (Lazaroni era o técnico), o Brasil teve sua única derrota para os suíços: 1 a 0. No último jogo (15.11.2006), o Brasil ganhou (1 x 2) com a presença de Dudu Cearense. (Dados de Airton Cearense).

"Afirmo sempre, repetidas vezes: não temos que ter vergonha para marcar. E temos de ter muita disposição para jogar".
Luís Carlos Martins
Técnico do Fortaleza