Matéria-1303374

Marcação e velocidade

Como previsto, o Sampaio, pela própria campanha, representaria extrema dificuldade. E assim foi. Os maranhenses, com marcação forte e velocidade, dominaram a fase inicial. Arlindo Maracanã, Douglas e Pimentinha donos das ações, traduzidas com 1 a 0, gol de Célio Codó. Leão limitado a alguns lances isolados de Waldison e Assisinho. Na fase final, cena repetida: domínio do Sampaio. Antes de Pimentinha ampliar (2 x 0), o anfitrião desperdiçara duas ótimas chances. Fortaleza ainda diminuiu com Ruan, (2 x 1). Impressionante o jogo rápido e preciso do Sampaio. Justa vitória maranhense.

Ausência. Amanhã, em Recife, a ausência de Vicente será muito sentida. Cumprirá suspensão. Sai no exato momento em que mais crescia de produção. Isso atrapalha muito o progresso que o Ceará vem tentando consolidar.

Recordando. Década de 1990. Zagueiro Arimateia na época em que jogou no Tiradentes da Polícia Militar. Ele também teve significativa passagem pelo Ferroviário Atlético Clube, onde viveu seu melhor momento no futebol cearense. Depois que encerrou a carreira, não soube mais notícias de Arimateia. Faz anos não o vejo. (Coleção de Elcias Ferreira).

Estádios

Belos, monumentais. Vi na Folha de São Paulo matéria sobre o Estádio Amazonas, que será palco da Copa 2014 em Manaus (70% das obras concluídas). Terá capacidade para 45 mil torcedores. O Castelão, em Fortaleza, lindo, tem capacidade para 64 mil.

Estádios II

Requinte e beleza perderão sentido se os estádios da Copa não forem lotados nos jogos locais, regionais e nacionais. É ridículo ver vazio o anel inferior do Castelão. Baixem os preços dos ingressos. Não elitizem esse esporte.

"O sucesso do Tiradentes, repito, decorre da manutenção de boa parte do grupo que disputou o certame estadual".
Danilo Augusto
Técnico do Tigre, explicando o êxito de seu time na Série D nacional

Consequência

A que ponto a derrota do Ceará para o Atlético/GO no Castelão diminuiu o encanto do time e da torcida? Não sei precisar. Mas, de certo modo, gerou um hiato entre a empolgação e a realidade. Volta a incerteza, até que o time encaixe três vitórias seguidas...

Ambiente

A confusão entre alguns jogadores do Ceará e PC Gusmão após a derrota do Ceará para o Atlético/GO, sexta, no Castelão, serviu só para uma coisa: mostrar como estourado estava o ambiente interno em Porangabuçu na última passagem de PC por lá.

Excelente

O Tiradentes ganhou mais uma. Desta feita diante do Ypiranga em Pernambuco (0 x 1). Chega aos 16 pontos, líder absoluto e classificado para a etapa seguinte. E mais: sem sofrer um gol sequer. Defesa intransponível. Excelente e irreparável campanha.

Jurandir Júnior

Ótima a entrevista exclusiva que Jurandir, ex-supervisor do Fortaleza, deu ao Blog Victor Hannover. Jurandir abriu o coração. Sincero, objetivo, sem mágoas. Rebateu as críticas. Esclareceu pontos polêmicos. Disse não ser arrogante. Vale conferir.