Matéria-1302543

De olho na liderança

O Fortaleza saiu da turbulência para a serenidade, da zona de apreensão para o G-4, do medo para a esperança. Tudo isso num espaço mínimo de três dias. O tratamento de choque fez efeito imediato. Amanhã, por mais incrível que pareça, o Leão já estará pensando no alto da classificação, ou seja, no primeiro lugar. É possível, sim. Verdade que suplantar o Sampaio Correa em São Luiz não será fácil, mas está nos planos. Isso posto, torcerá por empate ou derrota do Cuiabá diante do Brasiliense e do Luverdense diante do Águia. Assim será líder.

A sacudida. O presidente do Fortaleza, Osmar Baquit, não pecou por omissão. Assumiu riscos. Demitiu Hélio. Trouxe Martins. Afastou alguns dirigentes (de forma temporária ou não). Muitas vezes por falta de um grito se perde uma boiada. O grito de Osmar valeu, pelo menos de início.

Recordando. Década de 1980. Estádio Abilhão em Quixadá. Time do Quixadá Futebol Clube. A partir da esquerda (em pé): Zé Antonio, Carlão, Helano, Zé Nilo, Tomé e Totonho. Na mesma ordem (agachados): Manoelzinho, Doca, Massagana, Neném Mossoró e Chiquim Paraíba. (Colaboração de Val Tavares, ex-goleiro do Quixadá).

Show ao vivo

A equipe da TV Diário já está em São Luís, Maranhão. Amanhã, às 18h30, começará a transmissão exclusiva e ao vivo do jogo Sampaio Correa e Fortaleza. E mais: logo depois dessa transmissão, o Debate Bola entrará no ar, analisando tudo. Show ao vivo.

Goleadas

Em casa, no Castelão de São Luís, o Sampaio aplicou três goleadas (5 a 1 no Brasiliense, 4 a 1 no Baraúnas, 3 a 0 no Santa) e empatou com Luverdense (1 x 1). Está invicto em casa. É a hora, pois, de o Leão quebrar essa invencibilidade.

"Estou feliz aqui no Fortaleza, no melhor momento da minha vida, da minha carreira. Quero levar o time para a Série B. Vai dar certo". Assisinho - Atacante do Leão

Sensação

Toda a atenção do Fortaleza no atacante Pimentinha, do Sampaio Correa. Ele é o destaque da equipe. Recentemente, até anunciaram sua venda, o que foi de pronto desmentido pelo presidente do clube, Sérgio Frota. Cuidado com o Pimenta.

Artilharia

Assisinho é, ao lado de Fernando (do Cuiabá), artilheiro da Série C com oito gols. No Sampaio Correa, o artilheiro é Thiago Cavalcanti, que marcou seis gols. O Pimentinha tem quatro gols. Em matéria de gols, Sampaio marcou 19 e o Leão marcou 18. Equilíbrio.

Condições

Amanhã, em Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, o Tiradentes defenderá a liderança do A3 da Série D diante do Ypiranga. Mesmo fora de casa as condições me parecem favoráveis ao time de Danilo Augusto. No jogo de ida, o Tigre goleou o Ypiranga por 3 a 0.

Recuperação

Amanhã o Guarany recebe no Junco o Potiguar/RN. No jogo de ida, em Mossoró, 1 a 1. Com a derrota para o Central, o Tigre ficou longe da zona de classificação. Chance de reação com Bismarck e André Cassaco é agora. Sonho de Oliveira Lopes (bi nacional) a perigo.