Sem espantos, numa boa
Fim do fantasma? Que fantasma? Esta foi a segunda goleada que o Ceará aplicou no Asa (3 x 0 e 4 x 1) em pouco mais de dois meses. Uma no dia 8 de maio e a outra agora no dia 13 de julho. Assombro criado, mais pelas circunstâncias (decisão da Copa do Nordeste e eliminação na Copa do Brasil) que pelo padrão do futebol. Além disso, o Ceará atuou com time misto quando goleado (3 x 0) pelo Asa em Arapiraca (Copa do Brasil) no dia 1º de maio. Mas não caia o Ceará na ilusão de que tudo está perfeito em razão dessa vitória. Melhorou, sim. Mas precisa melhorar muito mais ainda.
Estreia. Não deu para avaliar o futebol de Adriano Pardal no momento, já pela falta de entrosamento, carência de ritmo e também pelo pouco tempo em que esteve em campo. O técnico Sérgio Guedes explicou a situação. Vamos esperar.
Zagueiros
Gostei muito da atuação dos zagueiros Douglas e Anderson Marque pelo bom aproveitamento de cabeça nas conclusões das chamadas bolas alçadas na área do Asa. Dois belos gols (um cada). O de Anderson, no ângulo esquerdo, uma pintura.
Diferença
O Ceará ganhou mais ritmo com Rogerinho, que imprimiu também uma forma mais aguda de ir ao ataque. Com Ricardinho, mais cadenciado, o produto também é bom, mas mais adequado à fase de administração de resultado.
"O time trabalhou bem. Evoluiu. O Magno fez sua parte, não cansou. O Adriano está em fase de adaptação. O time ganhou confiança".
Sérgio Guedes
Técnico do Ceará, após a vitória
Carão
Ao Fortaleza, após a derrota em Recife para o Santa, cabe focar o Luverdense, quarta, Copa do Brasil. Mas Hélio dos Anjos precisa passar um pito no grupo. Manter o ritmo num tempo só não resolve. Ceder como cedeu na fase final ao Santa é inadmissível.
O nome
Raul, tão íntimo do futebol cearense. Formado aqui, nas bases. Conhecido aqui. Mas, como de praxe, aqui não aproveitado. Com seus dois gols pelo Santa no Arruda foi o nome do jogo. O futebol daqui segue pagando caro por não segurar gente como Raul e Júnior Xuxa.
Definição
Hélio dos Anjos segurou Ruan de início, mesmo tendo o jovem saído vaiado de campo no PV após perder três chances diante do Luverdense. Em Recife, outra vez Ruan não fez gol. Quem melhor para o atual esquema, Jailson ou Ruan? Só o fim do jejum definirá.
Goleada
O Guaratinguetá vinha de seis partidas sem vencer. Por isso jamais pensei fosse capaz de golear o Icasa como goleou. Mas também não é coisa do outro mundo. Verdão já recebe amanhã o Oeste no Romeirão. Nem tempo para desarrumar as malas. Vida que segue.