Matéria-1288043

Respeitado e ganhador
Dos clubes cearenses que disputam o Campeonato Brasileiro (categorias diferentes, claro) apenas o Fortaleza manteve o técnico Hélio dos Anjos. Portanto, o Leão deu sequência à filosofia de trabalho. Já o Guarany de Sobral terá Oliveira Lopes Canindé no processo de reforma para esta segunda fase da competição. O Icasa substituiu Francisco Diá por Sidney Moraes. Interrupção de filosofia. Da mesma forma o Ceará trocou Leandro Campos por Sérgio Guedes. Nem sempre mudança de técnico significa resultados positivos. Mas, não raro, pesa e redefine. Basta ver a troca de Mano Menezes por Luiz Felipe Scolari: o Brasil passou a ser novamente respeitado e ganhador.

Escalação
Do volante Radamés, do Icasa, ao repórter Fabiano da TV Diário: "Escalação certa só a da Viviane Araújo (noiva dele) que estará no Romeirão. A minha escalação não está confirmada. A propósito, Amanda Matias mandou recado via e-mail: "Sou de Natal. Estarei no Ceará para ver meu cunhado, Juninho Potiguar, fazer gols na parceria com Chapinha e Pitbull. Também quero ver a estreia de Radamés em grande estilo, junto dos demais jogadores".

Apoio
O ex-goleiro Lulinha precisa de transplante de pulmão. Está no site do Ceará: "Fiquei muito feliz com a visita e sou muito grato ao Ceará pelo apoio que está sendo dado a mim. Espero que tudo dê certo daqui pra frente, não só para a minha vida, como também para o clube". Todo dia ele necessita de balão de oxigênio. Dados para quem quiser ajudar: Bradesco. Agência 3456-8. Conta 41281-3. Ou fale com Júlia Diniz, esposa dele, pelo fone 8716-4848.

Ala direita
O Ceará vem passando dificuldade na ala direita por não encontrar um jogador que corresponda plenamente. Agora está aí Marcos Martins, que tem currículo muito bom. Resta saber qual sua condição no momento. O último que deu certo foi Boiadeiro. Depois dele, todas as experiências oscilaram. Rafael Cruz (não mais pertence ao clube) e Eric deixaram a desejar. Em 2011, o Ceará passou até pelo vexame de contratar o campeão do mundo Belletti, que aqui chegou, não jogou e anunciou sua aposentadoria. Queira Deus agora dê certo.

O melhor
Até antes da paralisação do Campeonato Brasileiro nas diversas categorias, o atacante Assisinho, do Fortaleza, desenvolvia o melhor trabalho no futebol cearense. Aliás, uma sequência porquanto no certame estadual ele também tivera convincente participação, a despeito de o tricolor não ter chegado à decisão. Agora, na retomada, todos esperam que ele venha ainda melhor, já pelo período que alguns chamaram de intertemporada.

Recordando. 1974. A partir da esquerda (em pé): Freitinhas (treinador), Zenóbio, Lucivaldo, Helano, Tomé, Val e Luizinho. Na mesma ordem (agachados): Zé Ivan, Zé Almir, Agenor, Airton Lélis, Romero e Pio (massagista). Foi nessa época que o senhor José Abílio resgatou o time para sua cidade, pois há muitos anos estava sediado em Fortaleza. (Colaboração de Val Tavares).


Selecionadas
Nestas sete Copas das Confederações, 101 jogadores atuaram pela Canarinho. Em 2013 estrearam e foram campeões 16: Marcelo, David Luiz, Dante, Thiago Silva, Fernando, Paulinho, Bernard, Oscar, Luiz Gustavo, Lucas, Hernandes, Jadson, Hulk, Fred, Jô e Neymar. Do elenco 2013, não jogaram e não estrearam cinco: Jefferson, Cavaliere, Jean, Felipe Luiz e Réver. Júlio César e Daniel Alves foram campeões também em 2009. (Dados de Airton Fontenele).

"Voltaremos para defender o que é nosso. Erramos pênalti, chegou a expulsão. Foi um daqueles dias em que nada dá certo".
Fernando Torres
Atacante da Espanha (site da Fifa), prometendo dar o troco na Copa 2014.