Matéria-1287675

Otimismo na medida

Tem produzido efeito até hoje a lição tomada pelo Fortaleza no ano passado, quando diante do Oeste deixou escapar no PV uma classificação tida como certa. Otimismo agora só na medida certa, apesar de o time ocupar novamente posição privilegiada: lidera o G-4, à frente de Sampaio Correa/MA, Cuiabá e Luverdense. E vê atrás o abusado Águia/PA e o velho rival Santa Cruz/PE. E mais: na zona de rebaixamento Brasiliense e Treze/PB. Mas nada disso tem desviado o foco tricolor. O CRB, próximo adversário, perdeu do Águia e ganhou do Santa. Verdade que o Leão tem um jogo a mais, mas isso no momento pouco importa. Vale a pregação: nada de "já ganhou". Valeu a lição.

Aproveitamento

Observo os técnicos que chegam. Não conheço pessoalmente Sérgio Guedes. Não sei se ele gosta de descobrir nas bases jovens atletas que possam iniciar no clube um processo de renovação. Por enquanto, não apenas com ele, mas com os antecessores, noto a tendência natural de importar. Aliás, importação é a palavra de ordem no futebol cearense. Não sou contra, mas entendo que a valorização de gente de casa poderia ser maior.

Formação

Será que as bases alvinegras não são capazes de produzir "safras" continuadas para um processo de permanente renovação? Do grupo de Sérgio Alves, ex-técnico do sub-20, subiram vários para o elenco principal. Mas subir é uma coisa e outra bem diferente é o devido aproveitamento como titular. Se não houver razoável índice de subida dos garotos, desperdiçado estará todo o investimento feito nesse setor. Com a palavra, Sérgio Guedes.

Falta de respeito

Não aceito a linguagem "fifês" de chamar Arena Castelão o Estádio Plácido Castelo. Querem impor goela abaixo a palavra arena. Assim por onde há Copa do Mundo. Mas há países que não aceitam a mudança. Os espanhóis não admitiram nada de arena e continuam chamando Estádio Santiago Bernabéu. Da mesma forma os italianos continuam chamando Estádio Giuseppe Meazza e não Arena Meazza. Os franceses persistem com Stade de France. Aqui passaram a chamar Arena isso, Arena aquilo. Modismo bobo e falta de respeito à nossa tradição.

Segurança

O professor Luciano Uchoa administrou Curso de Defesa Pessoal para 650 inspetores da PM e para mil soldados do Ronda do Quarteirão que trabalharam na segurança da Copa das Confederações. O curso aconteceu na Academia Estadual da Segurança Pública. Novos trabalhos serão orientados pelo professor Luciano, já visando à segurança na Copa do Mundo, que exigirá contingente bem maior do que o que foi utilizado na Copa das Confederações.

Esperança

Romário, atacante do Ceará, retornou bem. Nos jogos em que entrou, mostrou boa presença de área, fazendo valer sua força física, que ele sabe usar muito bem. Há meses, quando se contundiu, pensei que teria dificuldades maiores ao voltar. Mas, para minha surpresa, pelos menos nestes contatos iniciais, o atacante há se mostrado inteiro. E isso acontece justo quando Mota, o maior parceiro de Magno Alves, passa por problemas. Romário volta no momento certo.

"É tranquilo treinar o Tiradentes porque nosso time não é rival de ninguém. Todos gostam do Tiradentes. É uma simpatia natural".

Danilo Augusto
Técnico do Tigre

Recordando. Década de 1960. O ponta-direita Birungueta, então no Ferroviário Atlético Clube. Mas o melhor momento dele no futebol cearense foi quando atuou pelo Fortaleza. Faz muitos anos não vejo Birungueta. A última vez que o vi foi num "Racha dos Craques", promovido pelo comunicador Will Nogueira. (Colaboração de Elcias Ferreira).