Outro gigante despertouCopa das Confederações despertou dois gigantes: um Brasil nas ruas e um Brasil em campo. A Canarinho retomou o respeito internacional. Engoliu a Espanha, campeã do mundo (3 x 0). Paulinho, Oscar, Gustavo e companhia puseram na roda quem na roda colocava o mundo inteiro. Brasil, em cima, anulou os toques espanhóis e praticou futebol agudo que resultou na goleada. Sumiram Iniesta, Xavi, Busquets... Olé e baile brasileiro no Maracanã. Um campeão em alto nível.
Lances especiaisOntem, Neymar foi demais. Mas dos gols que marcou nesta Copa das Confederações o mais bonito foi o que fez na vitória sobre o México. E genial o lance em que deixou dois mexicanos abobalhados, driblou-os e tocou para Jô fazer o gol.
Restou provadoFred abençoado: a bola o procura. /// Hulk perfeito na função tática. /// O Neymar calou os que diziam que ele só jogava no Santos. Bailou na seleção. /// Brasil ganhou da França (amistoso), da Itália, do Uruguai e da Espanha, todos campeões do mundo. É o gigante de volta.
Providencial
Bravo David Luiz. Justo quando o jogo ainda não estava definido, pois o Brasil tinha apenas 1 a 0 a seu favor, David tirou quase sobre a linha de gol a bola que Pedro mandara com o endereço do empate. David desviou o endereço e salvou.
"Eu quero recomeçar logo. Em 2012, fui bi cearense pelo Ceará. Agora, em 2013, espero levar o clube à Série A".
Rogerinho
Meia, de volta ao alvinegro, ansioso pela retomada da Série B nacional.Página viradaPassou. Copa das Confederações vai para os anais. Volta ao cartaz o Campeonato Brasileiro nas suas diversas categorias. Fim de "férias" para Ceará, Icasa, Fortaleza, Guarany e Tiradentes. Uma incógnita geral. Como voltarão esses clubes? Taí difícil resposta.
DesperdícioHá que se estabelecer a diferença entre reforço e contratações. Os times contrataram. Nem sempre, porém, contratação quer dizer reforço. Este só acontece quando a contratação corresponde e dá certo. Se assim não for, passa a ser desperdício.
Caras novasDe volta ao calendário oficial, o Ceará terá caras novas para mostrar à torcida em jogos valendo pontos: o próprio técnico Sérgio Guedes, Adriano Pardal, Rychely, Gustavo, Jailson. Amistoso vale como ensaio, mas avaliação mesmo só em jogos oficiais.
TricoloresPara seus jogos oficiais, o primeiro já sábado próximo em Sobral diante do CRB, o Leão terá à disposição algumas caras novas. Aguardam oportunidade Joilson, Marciel e Carlinhos. Mas o foco continua sendo Ruan, o jovem da bela vitória no Acre.
Recordando
Década de 1960. Uma das formações do Fortaleza. A partir da esquerda (em pé): Pedro Basílio, Cícero, Melo, Pedro Roberto, João Cunha e Hélio. Na mesma ordem (agachados): massagista Mudo, Maromba, Beto, Vanor Cruz, Josias e Fontoura. Desse grupo, tenho visto mais o ex-goleiro Cícero. Faz tempo não vejo Vanor Cruz. Colaboração de Elcias Ferreira.