Posições intocáveis
Podemos dizer que finalmente, após anos de expectativa, o Brasil vai montando uma seleção capaz de devolver ao torcedor a confiança de dias melhores nas competições internacionais. Algumas posições parecem bem definidas: Júlio César (pela experiência), Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo intocáveis. Na meia-cancha pairam dúvidas. Mas a ausência de Paulinho, por mais paradoxal que pareça, mais mostrou o quanto a presença dele é essencial. Já Oscar, Luiz Gustavo e Ernane dependerão de suas produções. Neymar e Fred intocáveis, Hulk não.
Esperança 2014. Diante do grupo que está aí, crescendo sob o comando de Felipão, haverá ainda chance para Osvaldo? Ora amigos, ainda há um ano pela frente. Muita coisa poderá mudar. Osvaldo é jovem. Há esperança, sim, de tê-lo na Canarinho na Copa 2014.
Dois momentos
O zagueiro Dante foi bem ao substituir David Luiz. Tudo bem, marcou um gol importante, ótimo. Mas zagueiro de seleção jamais pode repetir o que fez ao cometer pênalti da forma como cometeu no Balotelli. Já imaginaram situação assim na Copa do Mundo?
Árbitro rodopio
Nestes meus 48 anos de crônica esportiva, já vi muita coisa esquisita. Mas, para mim, inusitado o rodopio do árbitro Ravshan Irmatov ao marcar pênalti e ao mesmo tempo mandar o lance seguir até ser concluído com gol da Itália. Incrível.
"O Maciel está trabalhando muito. O resultado tem surpreendido. Se continuar nesse ritmo, acredito que logo estará à disposição".
Roger Gouveia
Preparador físico do Fortaleza, sobre a perda de peso do atacante tricolor
Reta final
Vamos já voltar ao feijão com arroz do futebol local. Domingo, 30, terminará a Copa das Confederações. Sairão de cena Neymar, Balotelli, Iniesta e companhia. Aí teremos na "B", 6 de julho, 21 hs, Icasa x Ceará, Romeirão; na "C", dia 6, aqui, Fortaleza x CRB; na "D", dia 7 de julho, 16 horas, Tiradentes x Ypiranga e Potiguar x Guarany.
Livro do Ferrão
Amanhã, às 20hs30, no Náutico Atlético Cearense, lançamento do "Almanaque do Ferrão". História de 80 anos do clube (de 1933 a 2013). O autor, Evandro Ferreira Gomes, esmerou-se na pesquisa. Ficha técnica dos 3.449 jogos (oficiais e amistosos), dados dos 1.956 atletas que vestiram a camisa coral, além de fotos históricas e campanhas.
Missão
A Copa das Confederações praticamente eclipsou a importância da chegada do técnico Sérgio Guedes. Mas este, sem alarde, vai cumprindo a sua missão. Por enquanto, a tranquilidade dos treinamentos. Mas Sérgio sabe das cobranças que virão logo após a Copa das Confederações. O primeiro desafio já será contra o Icasa pela Série B nacional.
Recordando. No dia 18 de outubro de 2012, data em que o Fortaleza completou 94 anos, o ex-presidente tricolor, Mendo Leonel Chaves, foi homenageado (in memoriam) com o troféu Leão de Ouro. Mendo presidiu o tricolor no período de fevereiro de 1949 a julho de 1950. Sob a presidência de Mendo o Fortaleza sagrou-se campeão cearense de 1949. O campeonato começou em 1949 e prosseguiu até junho de 1950. E mesmo tendo terminado em junho de 1950 referiu-se ao título de 1949. Mendo Leonel Chaves, comerciante e industrial, foi também juiz do Tribunal de Contas do Município, nomeado em 1958,onde permaneceu até a aposentadoria. Ele nasceu no dia 22 de março de 1912 e morreu no dia 20 de abril de 2000. Casado com Zuíla Prudente Chaves, deixou onze filhos.