Matéria-1282905

À espera de novo show

Não há brasileiro que goste mais de show que o baiano. De Caetano a Sangalo, todo dia é dia de festa. Mas o esperado show de hoje é diferente. O artista é Neymar, que deu belo espetáculo no Castelão, de onde, com dribles curtos, gol e jogadas geniais, saiu consagrado. Certamente as dificuldades serão maiores diante da Itália. Sempre foi assim. A Azzurra tem pegada mais forte, marcação colada. E Neymar estará sob vigilância permanente. Em março deste ano, amistoso em Genebra na Suíça, houve equilíbrio e empate (2 x 2). Lá, Neymar teve apenas discreta atuação.

Ritmo

Em meio à euforia pela vitória brasileira no Castelão, não se pode esquecer que, em momentos, o México foi melhor, incomodou bastante e quase chegou ao empate. Aconteceu justo quando o Brasil reduziu o ritmo. Isso não pode ocorrer hoje.

Queda de ritmo

Faz só três meses que o Brasil enfrentou a Itália. A Canarinho fez 2 a 0 na fase inicial. Parecia fácil. Mas a queda de ritmo do Brasil no segundo tempo permitiu que a Itália com Balotelli tomasse conta do jogo. Empatou e quase virou para 3 a 2 no fim.

Ausência. Ruim para a Itália, melhor para o Brasil. A ausência de Pirlo será muito sentida pelos italianos. Sem ele na Azzurra, a saída de bola ao ataque não será tão refinada. Pirlo, campeão do mundo em 2006, é notável jogador.

"Trabalhei com Felipão um ano e meio. Ele é amável, mas duro quando preciso. Tem comando. Ajustará, sim, a seleção brasileira".

Jardel,
Cearense, ex-atacante da Canarinho
De 1938 a 201

Selecionadas

3, Brasil e Itália, seleções principais, enfrentaram-se 15 vezes (sete vitórias do Brasil, cinco da Itália e três empates). Na Copa das Confederações, apenas um jogo: Brasil 3 x 0 Itália, em 2009 em Pretória - África do Sul. (Dados de Airton Fontenele).

Curiosidade

Médico Russen Conrado mostra aqui e nos números (I e II) análise oportuna: "Para mim não é coincidência. É conhecimento e similaridade dos times", diz ele. Na B, 6ª rodada, diferença entre o 5º e o 16º é 3 pontos; na A, 5ª rodada, diferença entre o 5º e o 16º é também 3 pontos.

Números

Na Série B, em 2013, até a 5ª rodada (50 jogos), 70% dos jogos (35 partidas) terminaram com a diferença máxima de um gol a favor do vencedor, 20% (decididos por no máximo dois gols a favor do vencedor) e 10% (05 jogos) por mais de dois gols de diferença.

Números II

Na Série A, em 2013, até a 5ª rodada (50 jogos), 70% dos jogos (35 partidas) terminaram com a diferença máxima de um gol a favor do vencedor, 20% (decididos por no máximo dois gols a favor do vencedor) e 10% (5 jogos) por mais de dois gols de diferença.

Recordando. 1958. Mané Garrincha, com a taça Jules Rimet, ao lado de Didi, campeões mundiais na Copa da Suécia. Genial Garrincha. Meu repúdio à Fifa que vetou ter o nome do Mané associado ao estádio de Brasília durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo 2014. A Fifa (apesar de posteriormente ter negado) impôs o nome Arena Nacional. O nome Garrincha só depois das Copas. Ainda bem que a imprensa brasileira massificou o nome Mané Garrincha. E o público acompanhou.