Só se fala em Copa
São três, bem distintas: Copa do Brasil (a segunda competição mais importante do País), Copa das Confederações e Copa do Mundo. A primeira é mais nossa, mais retrato verde e amarelo. As outras, muito sofisticadas, cheias de bobagens externas. Estrangeiros, que chegam, já mandando, com o rei na barriga. E até vetando nomes de estádio na casa da gente. Das três, duas são da Fifa, que manda e desmanda, sendo o Brasil apenas berço esplêndido para os "donos" da competição. Assim, minhas simpatias maiores pela Copa do Brasil, onde o Fortaleza segue como representante cearense.
Reverência. A Fifa vetou a justa homenagem a Mané Garrincha, nome do estádio de Brasília. Mas esse veto não pode ser aceito pelos brasileiros. Concordar com isso é subserviência. Um absurdo. É exatamente na Copa do Mundo que mais se deveria reverenciar o Mané.
Nome
Aqui a Fifa vetou o nome de Mané Garrincha, mas na África do Sul a mesma FIFA aceitou o nome Estádio Nelson Mandela Bay. Os sul-africanos souberam se impor. Aqui, o nome Mané Garrincha só depois da Copa do Mundo. E as autoridades brasileiras aceitando.
Não mudou
Também na África do Sul outra homenagem que a Fifa aceitou: Estádio Peter Mokaba. Se a Fifa tentou, não conseguiu mudar o nome. Peter Mokaba notabilizou-se por lutar pela emancipação da África do Sul contra o apartheid.
"As despesas são altas. Só os valores das desapropriações são maiores que os valores da própria obra no entorno do Castelão".
Domingos Neto
Secretário especial da Copa (entrevista a PC Norões na Verdinha 810)
Ex-tricolores
O diretor-executivo do Luverdense é Sérgio Papelin, ex-diretor do Fortaleza. Ele afirma que no seu time não há estrelas: há conjunto. Lá estão dentre outros, Raul Prata, Edinho, Júlio Terceiro, Tatu, Leandrinho, Maciel e Tozin. Observem a presença de Tatu, aquele mesmo ex-Fortaleza que chorou quando não subiu com o Leão para a Série B.
Sucesso cearense
De arimatea101@hotmail.com: "Quem fez o gol da vitória (2 x 1) do Coritiba sobre o Atlético/MG foi o atacante Arthur Caike, que nasceu em Barbalha/CE, em 1992. Ele pesa 71kg. Tem 1.74 de altura. Neste ano ele foi tetracampeão paranaense. Esse barbalhense já atuou pelo Iraty/PR, Londrina/PR e Paraná Clube/PR".
Série C
Fortaleza pronto para estrear na Série C, sábado, diante do Baraúnas em Caicó. A recuperação do zagueiro Charles veio numa boa hora. Charles, quando se contundiu, estava em alta no Campeonato Cearense. Agora passa a ser ótima opção para o técnico Hélio dos Anjos. Motivo simples: aplicação tática e força física, sem apelações. Pelo menos até o momento.
Recordando. É difícil depender apenas da memória para recompor os quadros do TJD cearense nas últimas décadas. Seria preciso pesquisa acurada. Foram muitos nomes que deram sua contribuição jurídica ao desporto. Na década de 1960, quando ingressei no rádio, lembro de alguns profissionais do Direito que já atuavam no TJD. Da época, cito Agamenon da Frota Leitão e Tiago Otacílio de Alfeu. Peço socorro aos que também fizeram parte desse órgão, pois gostaria de citar outros nomes que também tiveram ali efetiva participação. Certamente o Dr. Ernando Uchoa Lima poderia me ajudar nesse sentido. Pedi fotos ao Dr. Marcos de Holanda, mas ele me disse que nada guardou do tempo em que atuou no TJD. Fico aguardando.