Matéria-1271093

Rumo à Série A

O maior desejo dos alvinegros é ver o Ceará de volta à elite nacional. A longa caminhada começa hoje diante do São Caetano em São Paulo. Serão 38 jogos, numa maratona que exigirá muito dos atletas. No caminho, Oeste, Avaí, São Caetano, Boa, Chapecoense, Paysandu, Asa, Figueirense, América/RN, Joinville, Bragantino, Icasa, Sport/PE, Palmeiras, Atlético/GO, Guaratinguetá, América/RN, ABC e Paraná. Pelo visto, nada fácil. Mas nada também tão complicado que não possa ser superado. A rigor, o nível da competição é uma incógnita. Somente será possível avaliá-la após algumas rodadas. Ainda assim, vejo o Ceará no rumo da Série A, desde que faça as correções no tempo devido.

Corredores de ar

No estádio Castelão e em seu entorno, o sinal de telefonia e os problemas de mobilidade urbana poderão ser resolvidos, pelo menos é essa a promessa. Agora há um que certamente não será de tão fácil solução: devolver os corredores de ar que antigamente existiam à praça esportiva da Boa Vista. Mas esse assunto não pode ficar à margem das discussões. As inteligências nas áreas de Arquitetura e Engenharia estão aí para isso.

Só aqui mesmo

Do ano de 1996 para os dias atuais, das 27 unidades da Federação, só o nosso Estado manteve apenas dois campeões. Depois do Ferroviário bicampeão estadual em 1994/1995, o Ceará, no total, foi campeão nove vezes; já o Fortaleza levou nove taças. No mesmo período, Pará (Remo, Paysandu e Independente) e Pernambuco (Sport, Santa e Náutico) tiveram três campeões. Dados de Homero Benevides (pesquisador).

Ajustes normais

Os defeitos detectados no Castelão são normais na fase de ajustes. Mas não pode haver demora na solução. Na Itália em 1989, um ano antes da Copa, lá estive com Sérgio Pinheiro e Carlos Silva. Fomos transmitir para a Verdinha o amistoso Itália x Brasil no Estádio Renata Dallara em Bologna. Houve emissoras brasileiros que só começaram a transmitir no segundo tempo porque houve problemas de conexão. Já na Copa, em 1990, tudo perfeito. Aqui, espero que sejam feitos os reparos em tempo recorde. Afinal, a tecnologia de hoje não é a de 24 anos atrás.

Recordando

1970. Festa de entrega das faixas do Ferroviário campeão cearense naquele ano. A partir da esquerda (em pé): ex-prefeito José Walter Cavalcante, ? , Aluísio Linhares, ? , Gomes, Eldo e Coca-Cola. Na mesma ordem (agachados): Mano, ? , ? , Amilton Melo, Edmar e Alísio. Foto enviada por J. Augusto Lima (Rua Azevedo Bolão, 193 - Parque Araxá.
Contraste

Marcelo Veiga, atualmente técnico do São Caetano, é bem conhecido dos cearenses por suas passagens aqui como jogador e também como treinador. Desde o início deste mês, ele levou o Azulão do ABC Paulista para a cidade de Itu, onde realizou a intertemporada, ou seja, entre o Campeonato Paulista e a Série B do Brasileiro. Enquanto o Ceará se desgastava na decisão cearense, o São Caetano seguia uma preparação especial. Contraste.

Notas & notas

Calouros do Ar, campeão cearense de 1955, quer voltar à elite do futebol cearense. Para começar bem nesta missão, promoverá bingo, dia 9 de junho, no Clube B-25, com muito forró. Informações: 8811-9627. /// Segue a Copa OAB Dafonte 2013. Ao todo, são oito times divididos em duas chaves. Surpresa: Liga da Justiça 5 x 0 OAB Master. Dr. Daniel de Paula Pessoa, do Master, ficou atônito após o resultado adverso, mas promete reagir.

"Veterano, que pega uma sequência de jogos seguidos nas quartas e nos domingos, não suporta a carga. Geralmente se contunde".

Ronaldo Angelim
(Ex-jogador que se aposentou há poucos dias)