Bravura do vice-campeão
O Guarany/S merece todos os elogios. Foi vice-campeão, mas com um saldo positivo no confronto direto com o próprio campeão, o Ceará. Foram quatro jogos. O Guarany ganhou dois jogos e empatou dois. Portanto, faturou oito pontos diante do alvinegro. O Ceará faturou só dois pontos, mas exatamente os que pelo regulamento precisava para ser campeão. Louvável no Bugre a montagem de um time barato e bom. Eliardo, Cláudio, Júnior Alves, Bebeto, Victor Cearense, Marcinho, Fernando, Zé Augusto, Luiz Carlos, Maciel e demais do elenco corresponderam mesmo. E vejam bem: com uma folha equivalente ao salário de apenas um dos ídolos do Ceará. Bravo Guarany.
Copa do Brasil
Terminado o Campeonato Cearense, atenções agora para o Fortaleza na Copa do Brasil. Foi até bom o desvio de atenções do Pici durante esse período, pois permitiu ao clube recompor-se num ambiente sereno, após turbulências. Se o Leão despachar o Confiança, quinta-feira, certamente criará situação mais favorável a nova superação.
Saudade
Registro meu sentimento de tristeza pela morte do querido amigo Cidrack Ratts com quem trabalhei na década de 1960 na Rádio Uirapuru e depois aqui mesmo no Diário do Nordeste. Profissional sério, homem de bem. Ligado ao esporte, foi também criterioso árbitro de futebol de salão. Deixou belo exemplo de decência. Pêsames à família.
Sem precipitações
Comemorações do tri ficaram para trás. O Ceará mira agora a Série A nacional. Se o presidente Evandro Leitão conseguir esse feito, será como tenista vitorioso em Grand Slam: vai para o topo. O ex-jogador Bechara, hoje comentarista, disse no Debate Bola que o Ceará precisará de cinco ou seis contratações. Não sei se tanto assim como disse Bechara. Há necessidade de contratações, até porque o certame é longo e desgastante, mas entendo que dentro de uma avaliação gradual, no próprio transcorrer das disputas. E sem precipitações.
O melhor
Não é porque perdeu o título que se pode tirar do técnico Argeu dos Santos o mérito de ter reerguido o Guarany. Verdade que na final fez polêmicas substituições, mas isso não invalida a importância que ele teve durante a campanha. Pelas circunstâncias como pegou o time e o levou ao vice-campeonato, acho que Argeu foi o melhor do certame.
Marcos do que se foi
O Campeonato Cearense 2013 terminou, mas deixou marcas diversas: a artilharia de Giancarlo, do Ferroviário, 18 gols; os belos gols marcados por Dico, do Tiradentes. Hoje Dico já está no Fortaleza; as pífias campanhas de Maracanaú e São Benedito, rebaixados; o PV novamente como palco de Fortaleza e Ceará (duas vezes); Eusébio, único pentacampeão.
"A primeira parte das metas deste ano nós conseguimos: o tri estadual. Agora vamos buscar a segunda parte: levar o Ceará para a Série A do Campeonato Brasileiro".
Robinson de Castro
Vice-presidente do Ceará
Recordando. Ceará, campeão cearense de 1972. Mauro Calixto, Hélio, Odélio, Joãozinho, Dimas e Paulo Tavares, Élcio, Samuel, Jorge Costa, Edmar e Da Costa. Não sei onde estão hoje Odélio, Élcio e Samuel. (Colaboração de Cid Barbosa).