Matéria-1268331

Guarany fez a decisão de 70

Ao contrário do que muitos estão afirmando, o Guarany/S fez em 1970 o jogo final do Campeonato Cearense, sim. No torneio triangular daquele ano, o Ceará empatara com o Ferroviário no primeiro jogo (0 x 0) e o Guarany empatara com o Ceará na segunda partida do triangular (0 x 0). Portanto, Ferroviário (um ponto) e Guarany (um ponto) foram para a decisão. Quem ganhasse seria campeão. O Ferrão ganhou (3 x 1) e ficou com o título estadual. Se vitória do Guarany, este teria sido o campeão. Síntese: Ferroviário (quatro pontos) campeão; Ceará (dois pontos) vice; Guarani (um ponto) terceiro lugar. Mas que o Bugre fez a final não restou dúvida.

Confirmação

Os dados da decisão de 1970, registrados na abertura da coluna, estão no livro "Ferroviário - Nos Trilhos da Vitória", escrito por Airton de Farias. O leitor Antonio Pereira (Toinho Besouro) também confirma os dados. Confesso: lembrava do Bugre no triangular decisivo, mas não que tivesse feito o jogo final do torneio, disputando o título.

Retorno

Foi sentida a ausência de João Marcos e Diogo Orlando na meia-cancha do Ceará no jogo em Sobral. A pegada foi reduzida não por culpa dos substitutos que buscaram cumprir bem os seus papeis, mas pela falta de melhor entrosamento. Com a volta de João e Diogo, o entrosamento dos dois fortalecerá a marcação.

O encanto do rádio

Gosto de descobrir mais apegos e fascínio pelo rádio. Fiquei muito feliz ao ler o livro "Ivens Dias Branco: simples, criativo, prático", escrito pelo jornalista Sérgio Vilas-Boas. A elevada sensibilidade do autor captou e registrou sentimentos que bem traduziram a dignidade do biografado diante dos homens e da vida, além de o revelar nos simples hábitos cotidianos como, por exemplo, o de ouvir rádio. Justo daí a ligação minha e do Paulo Oliveira com o amigo Ivens. Quanto a Vilas-Boas, um prazer conhecê-lo e ver bem de perto a admirável arte de seu talento.

Retrô

Nas comemorações pelos 80 anos do Ferroviário, hoje tem jantar, às 20 horas, no Spettus Steak House (Shopping Salinas). Ferrão também anuncia camisas retrôs, mediante contrato com firma especializada. Já está certo o manto do título estadual de 1988. Sugiro também retrô da camisa que o ídolo Pacoti usou na década de 1950.

Diferença

Interessantes as comparações do técnico do Maracanã (futsal), Régis Rato. Ele diz: "Quando o técnico de basquete Alberto Bial grita e gesticula no banco, todo mundo acha bonito e aplaude só porque veio de fora e ganha R$ 60 mil. Quando eu grito e gesticulo no banco, aí as pessoas dizem que sou doido e que preciso de tratamento. Dou como resposta os títulos".

´´Disseram que eu estava acabado. Mas aqui estou campeão cearense e campeão da Copa Metropolitana. Quero dizer a vocês que o Rato voltou, o Rato voltou".

Régis Rato
Técnico do Maracanã (Futsal)

Recordando. 1973. Fortaleza campeão. Deusimar Cavalcante, Caiçara, Cícero, Pedro Basílio, Queiroz, Zé Carlos, Louro e Bauer. Hamilton Rocha, Serginho Redes, Marciano, Chinesinho e Plínio. (Colaboração de Cid Barbosa).