Matéria-1262160

Interesses vários
O Ceará teve de priorizar. Em vista de duas competições, optou por poupar jogadores hoje diante do ASA pela Copa do Brasil. Certo ou errado? As opiniões variam. Em conta não apenas o aspecto técnico, mas também o econômico. Desgastar o grupo em Arapiraca poderia trazer problemas para as semifinais do "estadual". Aí em risco ficaria a vaga para a Copa do Nordeste que hoje tem bom apelo pela cota que paga. Assim, dividir o grupo foi a solução. Operação de risco na minha avaliação. Mas entendo o argumento alvinegro. Resta torcer para dar certo.

Oportunidade. Taí boa oportunidade para Gabriel mostrar serviço. Ele tem tido boas chances e, de certo modo, correspondido. Hoje, diante do ASA, e pelas circunstâncias de integrar um grupo misto, diferente, Gabriel poderá fazer valer o seu talento. É o que dele todos esperam.

Cuidado
Leandro Campos era o técnico do ASA que, na Copa do Nordeste, eliminou o Ceará no Castelão. O carrasco foi Léo Gamalho, que fez o gol da vitória aos 38 minutos do segundo tempo. Hoje, Léo Gamalho estará lá. Cabe a Leandro armar o esquema para neutralizá-lo.

Time
ASA manteve boa parte do grupo. Permanecem Gilson, Tiago Garça, Chiquinho, Jorginho, Didira, Léo Gamalho e Tallysonm dentre outros. Ótimo para Leandro Campos que conhece seu ex-time. Pode tirar proveito da situação.

"O que tínhamos de negociar, já negociamos. Se não fecharmos com o Castelão, vamos ficar batendo na porta dele a cada jogo".
Evandro Leitão
Presidente do Ceará

Contratação
Dico, ex-Tiradentes, foi o autor dos gols mais bonitos do atual certame. Até registrei que ele estava concorrendo consigo mesmo, pois a cada semana marcava um novo golaço. Incrível. Hoje Dico está no Fortaleza. Se bem orientado, tem tudo para se consagrar no Pici, máxime se, com seus belos gols, subir o Leão para a Série B.

Arbitragem
Foi sintomática a declaração do técnico Francisco Diá, do Icasa, ao afirmar que só agora entendia a razão por que na história do futebol cearense nenhum time do interior ganhou em campo um título estadual. Referia-se aos erros das arbitragens. Não sem razão sua postura na defesa da vinda de árbitros de fora.

Análise
O técnico do Fortaleza, Hélio dos Anjos, fez análise interessante sobre o próximo jogo no PV. Ele entende que o adversário irá forte, independentemente do compromisso diante do ASA. Hélio conhece muito bem as mumunhas do futebol. E sabe separar situações. Cuida do Leão, convicto de que domingo terá seu maior desafio desde que retornou ao clube neste ano.

Recordando. Faz tempo não vejo o comentarista Chico Rocha, com quem trabalhei na Ceará Rádio Clube na década de 1970. Ele e o Vilar Marques arrendaram o departamento esportivo da emissora dos Associados. E lá fizeram bom trabalho. Anos depois, Chico Rocha passou a apresentar programa matinal na Rádio Dragão do Mar. Na Ceará Rádio Clube, na década anterior (1960), havia vários comentaristas. Lá estavam Carlos Alberto Moreira (Papai Sabe Tudo), Zé Eudes e Alberto Damasceno. O Carlos Alberto Farias comentava para a TV Ceará, Canal 2. Os Associados, sob o comando do saudoso Manuel Eduardo Pinheiro Campos, formaram notáveis profissionais de rádio, televisão e jornal no Ceará.