Significativa diferença
Ceará em alta: vem de vitória importante sobre o Fortaleza no clássico maior. Guarani/J em baixa: vem de derrota, de goleada, para o Icasa no clássico do Cariri. O Ceará com boas alternativas no elenco. O Guarani mandou sete embora. E, dentre eles, o guerreiro André Turatto. Quando as coisa tendem a não dar certo, vários fatores conduzem ao insucesso. Primeiro o Guarani foi vítima de seguidos e graves erros de arbitragem. Depois, vítima de seus próprios desatinos. Estes, certamente, como consequência daqueles. Hoje, aí estarão Ceará e Guarani numa significativa diferença.
Sem queimação
Giancarlo, artilheiro do campeonato, não pode ser execrado em virtude da pífia campanha coral na atual fase. Ele tem valor. Sua queda de aproveitamento deveu-se à própria queda do time como um todo. Nada de queimar o atleta.
Meia
Desde a saída de Geraldo, só agora o Ceará encontrou um dono da posição: Ricardinho. Como ele não joga hoje (suspenso), caberá ao técnico Leandro Campos cuidar logo de trabalhar um substituto à altura. O Ceará com Ricardinho é um; sem ele, outro bem diferente.
Ausências
Para as demais posições, o elenco alvinegro responde bem. Pelo menos nos padrões do Campeonato Cearense. Quando for, porém, para os desafios da Série B, aí novas opções terão de ser dadas ao treinador.
"Tudo o que queríamos era ganhar do Ferroviário para embolar a classificação no G-4. E conseguimos".
Argeu dos Santos
Técnico do Guarany de Sobral
Projeto
A situação do Ferroviário requer uma revisão de conceitos. O projeto que visava ao aproveitamento de jovens valores, máxime do sub-20, deu certo na fase classificatória, mas desonerou no returno. Mudar ou não de rumo? Eis um assunto que, com toda isenção, deve ser tratado pela diretoria. Cuidado com precipitações.
Selecionadas
Dos 18 convocados por Felipão para o jogo contra o Chile (dia 24, quarta-feira próxima) apenas o lateral Marcos Rocha (Atlético/MG) ainda não jogou pela seleção principal. Osvaldo deverá ter nova chance. (Dados de Airton Fontenele). A propósito, Airton está concluindo o livro sobre a Copa das Confederações.
Resposta
Aos que não acreditavam na recuperação do atacante Luiz Carlos, ei-lo dando sua resposta no Guarany de Sobral. Luiz tem feito muitos gols e gols importantes. Não por acaso, o Bugre de Sobral ganhou melhor poder de conclusão após a chegada dele. A ascensão do Guarany tem tudo a ver com o bom momento do Luiz, máxime pela forma com que se entrosou com Maciel.
Recordando
Na década de 1960, a Rádio Uirapuru dividia com a Rádio Dragão do Mar a luta pela liderança de audiência nos programas e coberturas esportivas. Na Uirapuru, o chefe do setor técnico, Mena Barreto, cuidava do arquivo de gravações da emissora. Havia um programa chamado "Revivendo os Campeonatos". Neste, eram apresentados lances e gols históricos narrados por locutores famosos como Jaime Rodrigues, José Cabral, Palmeiras Guimarães, Maurício de Carvalho e José Monteiro. Não sei que fim levou o arquivo tão bem cuidado pelo Mena. Depois que Mena morreu e a emissora mudou de dono, não mais soube do destino desse acervo. Sumiu. Lamentavelmente.